segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CHAPA 2,DENÚNCIA O DESCASO COM OS MORADORES!


Vítimas de incêndio na Di-All Química ainda esperam indenização

Incêndio destruiu casas e carros;casa de Rodrigues permanece como o fogo a deixou prestes a fazer quatro anos, as famílias que tiveram seus imóveis atingidos no incêndio da empresa Di-All Química e Distribuição, localizada na avenida Henrique de Leo, Jardim Ruyce, em Diadema, ainda aguardam indenização. “Tivemos de tirar dinheiro do próprio bolso para restabelecer água e luz em casa”, destaca Marcos Rogério Rodrigues, morador de uma das casas mais atingidas pelo fogo.

Em 27 de março de 2009, os moradores próximos a Di-All foram surpreendidos logo pela manhã com um incêndio, que rapidamente tomou uma grande proporção. O acidente feriu 12 pessoas e afetou casas e carros ao redor do galpão. Investigação realizada no mesmo ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontou que a grande quantidade de produtos estocados, ausência de hidrantes e de sistema de contenção de vazamentos ou de coletas, além de total desconhecimento dos funcionários em relação aos riscos de manipular produtos químicos inflamáveis tenham contribuído para o acidente.

Na casa de Rodrigues, os três quartos, sala, cozinha, área de serviço e garagem ainda estão como o fogo os deixou. “Meu pai faleceu sem ver o problema resolvido”, desabafou o morador ou lembrar da tristeza do pai, falecido recentemente, ao ver o imóvel que construiu destruído pelas chamas.

Após o incidente houve a instauração de uma Câmara de Indenização aos moradores que tiveram os bens atingidos, na qual foi formalizado acordo entre o defensor da empresa e os advogados de 23 famílias, com mediação da Assistência Judiciária do município e da Defensoria Pública do Estado. Os acordos individuais envolveram três aspectos: reforma dos imóveis, indenização por danos materiais e indenização por danos morais. A reforma deveria ser realizada pela empresa Di-All Química conforme orçamentos realizados previamente e que foram avaliados nos acordos. A indenização por danos materiais seria equivalente aos bens existentes nas residências atingidas pelo incêndio e que foram parcial ou totalmente danificados. Já a indenização por danos morais, paga por grupo familiar.

Rodrigues afirma que deveria ter recebido cerca de R$ 100 mil pelos danos em sua casa. “Estamos pensando em começar a reformar sozinhos, mas é difícil”, pontua. A maioria dos outros vizinhos da Di-All reformou suas casas no fim de 2012. “Não temos como arrumar tudo”, afirma Jair Costa, vizinho de Rodrigues, que também teve a parte da frente de sua casa afetada. “Todo mundo teve que se virar, porque não ajudaram em nada. Na hora do prejuízo todo mundo fugiu”, comenta, se referindo aos donos da empresa. Costa também aguarda a indenização prometida. Sua esposa, Elza Soares, contou que os moradores não sabiam o risco que corriam, já que não tinham ideia do que realmente acontecia na empresa. “Não dá pra ficar esperando”, reclama Elza.

Ação judicial continua:

“A ação continua. Simplesmente não foram pagos”, destaca Marlene Machado, advogada de Rodrigues e de outros moradores. Marlene está entrando com processo de execução da ação, como mais uma tentativa de que o problema seja solucionado como prometido. Segundo Marlene, alguns bens dos donos da empresa foram liberados após nova tentativa de conciliação, mesmo assim, não foi efetuado pagamento de nenhuma das vítimas até o momento. “Disseram que iriam pagar. Moradores como o Marcos perderam parte de suas histórias de vida naquele incêndio, mas foram ignorados”, comenta. Marlene afirma que espera que a nova ação tenha algum efeito, apesar de ter pouca esperança perante a falta de resultados obtidos nestes quatro anos.

Fonte:Diario Regional / Luana Arrais


8 comentários:

  1. Me lembro que no dia deste incêndio,tinha um diretor da sub-sede de diadema dando entrevista para a radio CBN,quando de repente o seu telefone tocou,era o atual presidente não sei o que "Lage",dizendo para esta entrevista agora,que quem vai falar na CBN sou eu,pois eu sou o cara...Nenhuma preocupação com as famílias que perderam tudo,só vaidade,só vaidade é uma pena,só vaidade e nóis?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar este blog por quase 20 mil acessos.
    Um belo de exemplo de democracia, e um instrumento de luta da classe trabalhadora quimica do ABC.
    Deve estar incomodando muita gente que ja esqueceu a luta.
    PARABENS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DA CHAPA 2!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È desespero, È desespero,25 de janeiro de 2013 às 00:49

      Agora è mais de 20 mil
      E do outro lado?
      È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero,È desespero.
      E tentando tirar o Blog do ar.

      Excluir
  3. Elles passarão,nós passarinho....Mario Quintana:

    Elles entraram na justiça para tirar o nosso Blog da internet,segundo o processo este Blog denigre a imagem honrada e honesta dos atuais dirigentes do Sindicato dos Quimicos do ABC,e portanto se não sair do ar imediatamente,seremos todos processados por denunciação caluniosa.E o que é pior todos os advogados "delles" são pagos com nosso dinheiro,descontado mensalmente dos sócios e sócias.Pode uma coisa dessa?

    Vamos chamar o Joaquim Barbosa Já!

    ResponderExcluir
  4. sabe o q eh mais engraçado eh q vcs so deixam postados oq interessa vcs pq o eu e alguns companheiros e companheiras escrevem discordando ou rebatendo vcs apagam e isso eh democracia por favor neh .Alias chapa 1 sempre seus oprtunistas kkk

    ResponderExcluir
  5. Caros existe uma aliança politica entre o sindicato e alguns partidos , e vcs sabem que : a luta acaba sendo muito desigual , vcs viram que na chapa 2 só aparecia foto de trabalhadores de chão de fabrica enquanto do outro lado politicos hipocritas que diziam p/ vcs que realmente devia haver mudanças , e quando viravam as costas saiam no jornal deles , apoiando o quarto mandato consecutivo do lage e companhia , espero que nas próximas eleições sindicais vcs saibam c/ quem lidar pois foram grandes as traições !!!

    ResponderExcluir
  6. A qui em Diadema o trabalhador não é bobo não assim que viu o Mario Reali no jornal dos picaretas , o trabalhador deu o fora , foi pago c/ a mesma moeda lugar de traira é nos quimicos do abc agora , vamos trabalhar p/ abrir os olhos do povo pois lembro que o filipi também tava no jornal dos quimicos contra a chapa 2 2014 vem ai vamos consertar os olhos desse galo sego !!!!

    ResponderExcluir
  7. Os caras " Chapa 1" dizem que tem 20.000 socios e acabam colhendo menos de 3.700 votos e a justiça valida o processo eleitoral , nosso pais é um barato o que o dinheiro não compra kkk eles sabem que se colocassem 1 poste p / concorrer contra eles o poste ganharia , kkk essea caras são ruins de mais kkk!! tão fazendo bingo p/associar e depois tirar do trabalhador , olha o golpe !!!

    ResponderExcluir