quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CHAPA 2,POR UM SINDICATO DE LUTA!

CHEGA DE  SINDICATO “PELEGO”!
No cenário sindical brasileiro era muito comum a existência dos sindicatos pelegos, estes  tinham por função de amenizar  divergências entre capital e trabalho, não se comprometendo com a classe trabalhadora. O pelego deu origem ao termo peleguismo, que segundo o Dicionário de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, designa:
Ação conciliatória de líderes trabalhistas no âmbito da estrutura sindical vigente no Brasil desde a década dos anos 30. Pelego é, assim, o líder que faria o papel de amortecer o peso do patronato ‘montado’ sobre os trabalhadores (...) considera-se que tal líder está comprometido demais com a política oficial de harmonização entre capital e trabalho defendida pelos funcionários do Ministério do Trabalho, que tem o poder de intervir na vida sindical (numa escala que vai desde a advertência aos líderes até a própria dissolução dos sindicatos) (1986, p.879).                    
O Sindicato pelego torna-se alvo de críticas no âmbito da estratégia política do Novo Sindicalismo. Tirar ou afastar os pelegos das direções do sindicato é uma das missões do novo ciclo sindical brasileiro. Lula exemplifica, as atitudes pelegas:
O dirigente sindical  não pode em nenhum momento ver o sindicato como órgão que lhe dê um status e não deixa de denunciar as arbitrariedades existentes dentro da sua categoria. O pelego é a omissão do movimento sindical brasileiro, servindo mais ao patrão do que ao operário, são verdadeiros entraves ao desenvolvimento da classe trabalhadora. É de muita recepção, mas de pouca participação. Um dirigente sindical  não deve sujeitar a ser um vogal, um juiz classista, apenas para ganhar dinheiro. (...) Cerca de 80% dos sindicatos brasileiros são pelegos (1981, p.28).
Os operários paulistas, denunciando e enfrentando os sindicatos pelegos, desencadearam ações que repercutiram na luta sindical brasileira. A base sindical insatisfeita com a atuação dos pelegos da cúpula dos sindicatos, não comprometidos com os interesses dos operários, em protesto contra este comodismo, desencadeiam ações estratégicas tais como: Operação Tartaruga – desaceleração da produção –  Comissões   de Fábricas[2].   Estas   estratégias   produziram   efeitos   positivos    e    eficientes,    pois,   os metalúrgicos paulistas com os movimentos de mobilização derrubaram os sindicatos pelegos e passaram a lutar contra o sustentáculo da ditadura militar brasileira – o arrocho salarial. Os operários ignoraram a legislação sindical repressiva vigente, rompendo, na prática, com a lei antigreve iniciando uma atuação que desatrelava a estrutura sindical da estrutura do Estado.
Desse modo, preparam o  terreno para futuras paralisações,  saindo  da fase de resistência para um amplo movimento de massas, seguidos por outras categorias, tais como: médicos, bancários, funcionários públicos, entre outros, segmentos médios da sociedade que passaram, com o fim do milagre econômico, a sofrer o ônus da exploração, proletarizando-se rapidamente.
FONTE: sindicatos pelegos

14 comentários:

  1. Tenho mais de vinte anos que sou sócio deste sindicato. no ultimo dia de votação liguei para um diretor para saber quando ia passar a urna para votar.
    fiquei indignado quando ele falou que a urna já tinha passado e todos tinha votado.
    Este diretor sabe quem eu sou pois fique sabendo não faço mais sócio para você e a partir de ho je vou começar a desfiliar os meus sócios .porque já foi sacanagem a desculpa que ele deu para não fazer parte da direção.

    TO JUNTO COM A CHAPA 2

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui demonstrando minha indignação com as demissões ocorridas na volks e mercedes.

    quero aqui também demonstrar minha solidariedade aos companheir@s demitidos .

    Tenho certeza que os 21 companheiros demitidos da chapa 2 também expressam este mesmo gesto pois eles sabem o que é estar sozinho neste momento.

    ESTAMOS JUNTOS COMPANHEIR@s !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de deixar meus sentimentos e solidariedade aos companheiros demitidos da Volkswagem e Mercedes Benz e também da Federal Mogul. Também quero deixar meu apoio a luta pela reintegração dos companheir@s.
    Tenho certeza que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC não vai descansar enquanto houver companheir@s demitidos. Que pena que este Sindicato é uma excessão.

    Pois na CBC, na Solvay, na Basf Mauá, na Rhodia outras aconteceram também varias demissões e este não fez nada. È uma pena esta é a diferença que faz diferença.
    Sabem porque os metalúrgicos tem orgulho da sua categoria? Porque embora se tenha divergências internas os interesses da categoria esta em primeiro lugar.
    Por isto já conseguiram eleger um Presidente da Republica, Vários deputados, Vários Prefeitos.
    Vamos repensar as lideranças químicas do ABC. Sera que o resultado foi 98%?

    ResponderExcluir
  4. onde anda homens e mulheres de luta29 de janeiro de 2015 às 04:50

    Sera que existe muitos pelegos neste sindicato?
    A demonstração esta na Solvay que parece que quem é bandido são os trabalhadores.
    Pergunta algo pra eles ninguém sabe de nada.
    agora fica a pergunta sera que o Clube estava no pacote?

    ResponderExcluir
  5. Estava eu hoje dando uma passeada no site do Sindicato dos Químicos do Abc e vi a seguinte noticia Assembleia na Zurich.
    Ficou uma duvida? porque foi feita no restaurante da empresa? as empresas deixam tirar foto la dentro? se foi enviado pauta porque não mostrou os trabalhadores votando? para descumprimento de clausula da convenção precisa de pauta? se quer colocar uma pessoa em evidencia não precisa fazer novela.
    desculpa mais poderia colocar muitas outras questões.
    Mas isto há algum tempo atrás era chamado de peleguismo.

    ResponderExcluir
  6. ENQUANTO TUDO ESTA PEGANDO FOGO NO BRASIL ADIVINHA ONDE ANDA A DIRECÃO DO SINDICATO?
    PASMEM ESTÃO PASSEANDO NA ESPANHA COM SEUS FAMILIARES.
    DESTE JEITO PASSA TERCEIRIZAÇÃO E TUDO MAIS QUE ELES DO PSDB QUISER.
    NAO MUDA MESMO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo viaja com o dinheiro de quem? Quem sustenta as regalias e ostentação desse povo?

      Excluir
  7. Quimico sofrendo Na Fabrica9 de abril de 2015 às 07:48

    Estão todos convidados....
    Quem quiser ver um conhecer SINDICATO: que nunca foi pelego, legitimo representante, combativo, radical, conhecedor e em sintonia com sua base, democrático e vários outros atributos.
    Va na festa de posse da diretoria no dia 25 de abril de 2015 , no CEFELQUI.
    Porque depois de muita cerveja, carne ninguém nem lembra do PL4330 quem dera o que foi falado.

    Quimico do ABC indignado onde as coisas chegaram.

    ResponderExcluir
  8. INFELIZMENTE ESTAMOS FERRADOS18 de agosto de 2015 às 17:41

    É TRABALHADOR@S QUIMICOS DO ABC NESTE ANO ESTAMOS FERRADOS PORQUE?
    SE JA NÃO BASTASSE A CRISE ECONOMICA, CRISE POLITICA, BAIXA DA PRODUÇÃO, DEMISSÃO EM MASSA , NÃO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISORIA, ETC.
    PARECE QUE NÃO, MAS VAMOS TER A PIOR ASSINATURA DE CONVENÇÃO COLETIVA DE TODOS OS TEMPOS, OU SEJA, "NUNCA NA HISTÓRIA DESTA CATEGORIA" VAMOS FICAR DECEPCIONADOS.
    DANDO UMA OLHADA NAS FOTOS DA CONFERENCIA SOMENTE IDENTIFIQUEI DIRETORES, PIOR NÃO ESTAVA TODOS, PIOR A MAIORIA APOSENTADOS OU DIRETORES ANTIGO, ATÉ O EXPEDITO ESTAVA.
    SE VOCE TIVER TEMPO DA SÓ UMA OLHADA PARA VER QUE VERGONHA ESTAMOS PASSANDO. E A DIREÇÃO NÃO MOVE UMA PALHA PARECE QUE ESTÃO "DEITADOS ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLENDIDO"

    ResponderExcluir
  9. Logo Mais 37mil acesso e nenhuma manifestação do sindicato sobre as demissões dos companheiros.
    pelo visto muda tudo só não muda a arrogância e ganancia destes

    ResponderExcluir
  10. Companheiro Dario nunca mudou de posição sempre junto dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada inocente, dê poder ao homem daí vc saberá se não mudou realmente, existe pessoas que caminhavam com ele e que sei que por mais poder que tenha jamais mudará, eu vi mudanças, inclusive de postura e atitudes. Muita decepção, fazer o que né? o ser humano é assim, quem nasceu pra ser CHEFE sempre será CHEFE e disso sou testemunha. Só não me identifico e fico como anônimo porque sei o preço que pagarei.

      Excluir
  11. nnnnnnnnnnnaaaaaaaaoooooooo. so 10

    ResponderExcluir
  12. Tem mais 0,33%. Pode?
    Mais quem quiser doar para o sindicato. Também pode?
    Também pode doar os 10%

    ResponderExcluir