segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PROJETO ALQUIMIA É CHAPA 2


O Projeto Alquimia, programa de qualificação de mão-de-obra para a indústria plástica.Foi resultado de uma grande parceria da Câmara Regional do ABC, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sindicato dos Químicos do ABC, Abiplast (Associação Brasileira da Indústria Plástica) e prefeituras da região, o programa chegou a formar mais de 5 mil trabalhadores qualificados nos anos que foi implantado em nossa categoria.



O projeto foi reconhecido pelas empresas do setor como uma referência, ao formar milhares de trabalhadores especializados para atender o pólo de indústrias plásticas do Grande ABC. "A qualificação é uma necessidade do setor."O Alquimia deixava o trabalhador em um nível melhor e preparado para atender as empresas",disse Marcio Vital,candidato a presidente da Chapa 2 (Renovação,Coragem e Luta) que concorre as eleições nos dias 13,14 e 15 de Dezembro de 2011"

Marcio Vital,considera que o aproveitamento dos alunos pelas empresas foi muito grande,e este projeto precisa ser resgatado,pois estamos carentes de mão de obra qualificada em nossa categoria química no ABC. Me lembro de grandes indústrias como a Kolynos e médias como a Plásticos Regina e tantas outras que foram exemplos na busca por funcionários entre os formandos do Projeto Alquimia. "Havia empresários que encaminhavam todos os empregados para o projeto e tiveram um retorno muito bom", disse. Buscaremos os parceiros do projeto como a Abiplast e as prefeituras da região para que junto a nova direção do Sindicato dos Químicos do ABC,retomem esta importante ferramenta de qualificação profissional,projeto tão importante para nossa categoria que infelismente foi abandonado pela atual direção,será bom para os trabalhadores,sindicato e para as indústrias da região do ABC.


O projeto possuia 400 horas de curso, em média, que compreendiam aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas variavam de qualidade de vida, reestruturação produtiva, alternativa ocupacional, matemática, português e física. Nas oficinas do Senai, as aulas práticas haviam noções de tecnologia do equipamento, matéria-prima e as técnicas para preparar e operar as máquinas injetoras.

Nós da Chapa 2 (Renovação,Coragem e Luta) assumimos o compromisso de resgatar este importante projeto de qualificação profissional para nossa categoria,tão carente de incentivos para educação profissional,disse o candidato a presidente da Chapa 2,Marcio Vital.

7 comentários:

  1. projeto alquimia,muitos amigos meus se formaram dentro deste importante projeto,pena que isso acabou.é preciso trazer de volta isso,chapa2.Muito obrigado,meu nome é elaine(Lipson)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter trazido o jornal na max-ruber,valeu ainda temos esperança e fé,chapa 2

    ResponderExcluir
  3. Na lipson o sindicato não aparece faz tempo,trabalhamos de domingo a domingo e todos os sábados.Temos família e filhos,chapa2 é saída

    ResponderExcluir
  4. pessoal do sindicato por que não vão lá na INBRA em diadema,estamos fazendo banco de horas escondido e não aparece ninguém,só deu o jornal da chapa 1 e sumiram,volte por favor

    ResponderExcluir
  5. pessoal do chapa 1 por que voltaram a parecer agora nas fábricas o povo não é bobo,chapa 2 já

    ResponderExcluir
  6. pessoal soltaram um jornal da chapa 1 em diadema falando que a chapa 2 esta impugnada inclusive ja conversei com um diretor da chapa 2 diadema falando dessa situação ele falou para mim que ia estar na porta da fabrica a chapa 2 mas ate agora nada ia pegar os dois turnos toma uma açao chapa 2 soltando um documento pq quem vai perder voto nessa fabrica são voces e essa empresa e referencia em diadema

    ResponderExcluir
  7. companheiros(as)tudo vai da certo é só ter fé...A CHAPA 2 ESTA AI E ESTA MUDANÇA INCLUI VOCÊ TRABALHADORES(AS)! ...

    ResponderExcluir