quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CHAPA 2,LULA ESTAMOS JUNTOS!


É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.


De retirante a presidente da República, a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva parece saída de um roteiro cinematográfico.Detalhes de uma realidade muito brasileira - preconceito, paixão pelo futebol, pobreza, amores, desemprego, ascensão social - pontuaram a vida de Lula desde o primeiro dia.Em preto-e-branco, a cena de abertura do roteiro poderia mostrar Lula ainda criança, em 1954, pendurado num caminhão pau-de-arara ao lado da mãe, Eurídice, oito irmãos e outros retirantes, deixando Guaranhuns - onde nascera em 1945.Por quase duas semanas, dormindo embaixo do caminhão e comendo farinha, rapadura e queijo, Lula enfrentou a viagem entre sua cidade-natal no interior de Pernambuco e Vicente de Carvalho, no Guarujá, em São Paulo.

Vendedor:
Mais ou menos nessa época, Eurídice descobriu que seu marido - que havia emigrado para Santos (SP) anos antes, e que Lula vira apenas uma vez -, tinha encontrado outra mulher.Nos três anos seguintes, o menino que sonhava em ser jogador do seu time de coração - o Corínthians -, ajudaria a família vendendo tapioca, amendoim e laranja nas ruas da cidade litorânea.A família mudaria-se, em 1956, para um quarto nos fundos de um bar no bairro do Ipiranga, São Paulo.Aos 12 anos, o retirante nordestino encontrou seu primeiro emprego em uma tinturaria. Não durou muito. Nos dois anos seguintes, Lula ajudava em casa como engraxate e office-boy.A primeira grande conquista aconteceria aos 14 anos, quando ele conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada nos Armazéns Gerais Colúmbia.

Senai:
Dali para a Fábrica de Parafusos Marte foi um pulo, e logo - graças ao novo emprego - o futuro presidente da República começou um curso de torneiro-mecânico no Senai."Para ele, as fábricas do ABC representavam uma grande oportunidade de ascensão, porque era ali que a elite da classe trabalhadora vivia", afirma a cientista social Margaret Keck, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos."Era uma época de mobilidade social, não de pobres para ricos, mas de pobre para classe média baixa", acrescenta.Com a especialização, Lula conseguiu um novo emprego. Foi então, numa certa madrugada quando tinha 18 anos, que um colega cochilou enquanto Lula trabalhava em uma prensa.Como em um filme, um prenúncio simbólico das dificuldades que se aproximam, a máquina se fechou sobre a mão esquerda de Lula e seu dedo mínimo foi decepado.

Dificuldades:
A dura realidade, porém, viu o torneiro-mecânico passar dificuldades nos anos seguintes, durante os anos de crise que antecederam ao golpe militar de 1964.Em 1966, com o governo militar já instaurado, Lula conseguiu um emprego nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país, em São Bernardo do Campo.Foi por volta dessa época que Lula iniciou seu romance com Maria de Lourdes, com quem viria a se casar em 1969.Um ano depois, ela e o primeiro filho do casal morreriam durante o parto.Lourdes tinha hepatite, mas os médicos não haviam diagnosticado a doença.

Política:
Foi no mesmo ano de 1969 que Lula começou a se envolver no sindicalismo. Por influência de um de seus irmãos, Frei Chico, ele foi eleito suplente da diretoria do Sindicato dos Metarlúrgicos de São Bernardo do Campo.Em 1974, o torneiro-mecânico se casou com sua atual esposa, Marisa Letícia, com quem viria a ter três filhos, além de criar outras duas crianças - uma filha de sua união com a auxiliar de enfermagem Miriam Cordeiro, e o filho do casamento anterior de Marisa.Sua ascensão no sindicato foi rápida, e em 1975 se elegeu presidente pela primeira vez. Três anos depois, já conhecido internacionalmente por sua luta à frente de mais de 100 mil operários do ABC paulista, Lula foi reeleito.Nos anos seguintes, o sindicato de Lula enfrentaria os patrões e o governo militar em paralisações contra o "arrocho salarial".Em 1980, com o apoio de intelectuais e trabalhadores, entre eles Lula, foi fundado o PT (Partido dos Trabalhadores). De acordo com Margaret Keck, a idéia foi recebida com indignação no país."O que era visto como radical na época era que trabalhadores pudessem falar por eles mesmos. A política na época era um jogo para ricos, para as elites educadas", explica Keck.

Prisão e Derrotas:
No mesmo ano, o futuro presidente do Brasil permaneceu 31 dias preso e chegou a ser condenado a três anos de prisão. A sentença, no entanto, foi revogada mais tarde.Lula concorreu ao governo do Estado de São Paulo em 1982, e em 1986 foi eleito deputado federal constituinte.Em 1989, perdeu pela primeira vez a disputa presidencial. O candidato Fernando Collor de Mello ganhou por uma margem de 6% dos votos, mas sofreu "impeachment" em 1992.Nessa época, um dos concorrentes de Lula à Presidência, Leonel Brizola, lhe deu um apelido que o acompanharia daí para a frente toda vez que seus detratores se referissem a ele: "sapo barbudo".PresidenteEm 1994, Lula enfrentou Fernando Henrique Cardoso nas urnas. E perdeu no primeiro turno.Quatro anos mais tarde, a terceira tentativa. Novamente, a disputa ficou polarizada entre Lula e FHC. O ex-presidente FHC venceu de novo no primeiro turno.

Presidente do povo:
Se a história de Lula terminasse no início de 2003, o roteiro holliwoodiano estaria completo.A trajetória de superação do imigrante nordestino Lula seria coroada, com pompa em circunstância, na posse que aconteceu no dia 1º de janeiro de 2003.A realidade, porém,as cenas deste filme todos os brasileiros e brasileiras tiveram a oportunidade vivenciar e experimentar na prática com a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros(as).

FORÇA COMPANHEIRO LULA,ONTEM,HOJE E SEMPRE!

De:Eric Brücher Camara da BBC Brasil

13 comentários:

  1. VENDO ESTA TRAJETÓRIA DE RESISTÊNCIA DO NOSSO PRESIDENTE,GOSTARIA DE PEDIR BOM SENSO PARA OS INTEGRANTES DA CHAPA 1,RESPEITEM A VONTADE DOS TRABALHADORES QUÍMICOS DO ABC.ACREDITEM NA DISPUSTA DEMOCRÁTICA GANHEM SE TIVER QUE GANHAR PELO VOTO DE QUEM CONTROI A RIQUEZA DESTE PAÍS,FAÇA COMO O LULA,SAIBA PERDER E SE LEVANTAR,SINDICATO NÃO É MEIO DE VIDA

    ResponderExcluir
  2. CALMA GENTE SOMOS TODO DO PT E DA CUT,PRA QUE TAMANHA VIOLÊNCIA CONTRA A CHAPA 2,VIVA A CLASSE TRABALHADORA DO ABC,VIVA LULA

    ResponderExcluir
  3. FORÇA LULA GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO,SOMOS DA COLGATE E TE AMAMOS,COMPANHEIRO SAÚDE E FÉ,SEMPRE

    ResponderExcluir
  4. AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DA JOVINAPLAST E MAXIRUBER.O SR. PAULO LAJE JUNTO COM SEUS FILHOTES EVANDRO E CHICÃO FISERÃO UM CHURRASCO C/ CERVEJA PARA OS TRABALHADORES.BEM ANTES DAS ELEIÇÕES PARA ENGAR OS TRABALHADORES PESSOAL FIQUEM DE OLHOS ABRETOS PESSOAL DA MAXIRUBER E JOVINAPLAST.ANTES DE MARCAR UMA NOVA DATA PARA A ELEIÇÃO ELES VÃO TENTAR ENGAR VCS.FIQUEM DE OLHO ABRETO

    ResponderExcluir
  5. removia laguns comentarios por conter palavras de baixo calão,obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  6. Trabalhamos no setor de Resinas da Basf:

    Estamos juntos neste movimento de renovação,coragem e luta,muda sindicato,muda já,somos chapa 2 e não abrimos mão,chega de chapa única em toda eleição,abração

    ResponderExcluir
  7. AO AMIGO VITAL:

    vITAL ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA COMPANHEIRO FIQUE SABENDO QUE DEUS ESTA COM VOCÊ,QUANTA HUMILHAÇÃO VOCÊ E SEUS COMPANHEIROS DEVEM ESTAR PASSANDO,SENDO AMEAÇADOS DE MORTE,NÃO CHORE,ANDE DE CABEÇA ERGUIDA E SIGA EM FRENTE,SEMPRE,AMIGÃO

    ResponderExcluir
  8. Visitei o Blog da chapa 1 e vi que tem dois companheiros da Basf que sempre ficaram excluidos da direção do Sindicato e agora estão servindo para apoiar a chapa deles, isso só mostra o quanto esta atual diretoria gosta de usar as pessoas. E havia 0 comentários, tentei enviar o meu comentário e eles responderam que passará por uma avaliação, onde está a Democracia? A liberdade de expressão só existe na Chhapa 2 !!!

    ResponderExcluir
  9. VALEU COMPANHEIRO PELO COMENTÁRIO ACIMA,MUITO OBRIGADO AQUI NESTE ESPAÇO QUEM MANDA É O PEÃO

    ResponderExcluir
  10. Lula você é nosso maior patrimônio,foi por você que resolvi entrar no Movimento Sindical,você me aconselhou no ínicio do ano e eu tomei coragem,um abraço do Vital

    ResponderExcluir
  11. é vital jogaram lama no seu natal .seu mentiroso

    ResponderExcluir
  12. AO COMPANHEIRO QUE NAO SEI SE ACONSELHOU OU AMEAÇOU OU SEI LÁ O QUE ELE QUIS DIZER...(POIS SEU PORTUGUES É CONFUSO)VOU LHE DIZER UMA COISA: AS MENTES SAO LIVRES , AS OPINIOES TAMBEM , ENTAO NEM A CUT E NEM NINGUEM TEM O DIREITO DE CESSAR OS VARIADOS COMENTARIOS CONTIDOS NESSE BLOG ( SÓ PARA LEMBRAR A DITADURA JA ACABOU)

    ResponderExcluir
  13. aqui so filtramos palavras de baixo calao,pois não é permitido pelo servidor blogger e coisas que ofendem religião,raça,cor e opção sexual dos comentarios,só pedimos que atentem a isso,ok?no mais esse blog esta para ouvir e dicutir opiniões,sejam bem vindos.

    ResponderExcluir