sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CHAPA 2,CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA


O Sindicato e a Resistência Química do ABC

Durante todos estes anos, muitos companheiros desanimaram e, no período mais difícil, até Os patrões tudo fizeram para impedir a existência de um sindicato vigoroso que tocasse nos seus lucros e fortalecesse a autoconfiança da categoria.Quantos companheiros não perderam o emprego quando faziam trabalho sindical? Quantas chapas combativas tiveram sua formação impedida pelas ameaças dos patrões? Quantos companheiros foram despedidos depois de uma greve? Com o envelhecimento precoce, a perda da saúde, o empobrecimento rondando à nossa volta? Durante muitos anos nosso Sindicato foi sistematicamente esvaziado, enfraquecido, cercado. Tivemos grandes dificuldades, mas obtivemos também significativas vitórias, que deixaram suas marcas na historia de nossas lutas.Renasce um novo SindicatoNo final da década de 70, os trabalhadores do ABC imprimiram um novo impulso às suas lutas. A greve na Scania, em 1978, em São Bernardo, detonou várias outras, como na Fontoura Wyeth (Kolynos), naqueles mesmos dias. 


Foi uma convocação à dignidade do trabalhador, a reafirmação do valor e da importância da luta e da unidade de classe.A ditadura militar perdia fôlego. Os trabalhadores em luta obrigaram a que o governo e patrões mudassem as regras do jogo. Os pelegos começaram a perder pé nos sindicatos. As oposições ganham espaço e legitimidade.Surge um grande líder no movimento sindical: Luiz Inácio Lula da Silva agita o ABC e ganha destaque nas páginas dos principais jornais do país. 

Os trabalhadores iniciam uma série de greves em defesa da democracia.Ficou evidente, depois da vitória dos metalúrgicos, que era possível lutar e vencer, que tomar a iniciativa e exigir nossas reivindicações não era um sonho irresponsável.A oposição se reforça também nos químicos e finalmente, em 25 de outubro de 1982, A CHAPA 2 DE OPOSIÇÃO RENOVAÇÃO E LUTA – formada por Agenor Narciso, Domingos Lino, Edilmo de Oliveira Lima, Geraldo Ribeiro da Silva, João Ignácio Villas Boas, Joaquim Monterio de Holanda, José Drummond, Luiz Rodrigues dos Santos e Remigio Todeschini, entre outros,conquista a direção do Sindicato dos Químicos do ABC.


Sindicato Combativo:

Com a eleição da diretoria pró-CUT, em 1982, o Sindicato torna-se realmente uma entidade de trabalhadores, cujo ideal passa a ser exclusivamente a defesa dos direitos da categoria.Na época, a principal reivindicação da nova diretoria era a unificação da data base, em dezembro, para toda a categoria. Mas a direção teve que driblar a falta de dinheiro, a máquina emperrada e até a inexperiência. A garra e o idealismo dos companheiros sustenta o Sindicato por um longo período.Em 1983 nasce a CUT (Central Única dos Trabalhadores), instrumento fundamental para a unificação e mobilização de todos os trabalhadores do Brasil. Dois diretores do Sindicato - Agenor Narciso e José Drummond - fazem parte da comissão pró-CUT e, durante um congresso de trabalhadores, em agosto de 1983, participam da fundação da Central.Nos primeiros meses de existência a CUT funciona junto com o Sindicato dos Químicos, onde atualmente é a sede da associação dos aposentados químicos do ABC.


Daí pra frente este Sindicato abraça várias causas, sempre lutando pela democracia e por uma vida mais digna para o trabalhador. Em 1984 o Sindicato participa ativamente das mobilizações pelas Diretas Já, ao mesmo tempo em que são eleitas as primeiras comissões de fábrica na base. No governo Sarney, com os primeiros planos econômicos para conter a inflação, a categoria intensifica as greves por melhores salários. Na década de 90, quando o Governo Collor, com suas falcatruas, é eliminado graças ao movimento pelo impeachment, a grande luta dos químicos continua sendo a redução de jornada, sem redução de salários – por mais empregos e saúde para o trabalhador, em um contínuo processo de avanços e conquistas, agora também sob a presidência de Remigio Todeschini.

Fonte:Sindicato dos Químicos do ABC

9 comentários:

  1. em 2012 faça como o comercial do Itaú,seja o agente da mudança,a história se repete depois de 30 anos da vitória da chapa 2,contra a pelegada e os patrões,quanta coincidência,né!Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  2. Guerreiros da chapa 2,estou vendo aqui com os meus companheiros da Max Rubber,que o nome da chapa 2 deste ano é o mesmo que ganhou as eleições em 82,contra a pelegada,etâ,sorte!

    ResponderExcluir
  3. Chapa 2 a força do trabalhador quimicos do abc,estamos dentro das fabricas torcendo para que a justica marque outra data para as elicoes.Tamô junto sempre!

    ResponderExcluir
  4. Estamos juntos com voces até em baixo da agua,chega de peleguimismo no abc,queremos um sindicato de luta(Somos da Hunner-SBC)

    ResponderExcluir
  5. Só eu peguei 6 camisetas da chapa 1,tinha um cara do sindicato dando de montão na porta da fábrica.Mas sei que este dinheiro é nosso e vou votar na chapa 2,que tem dignidade e não se vende

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Vital!
    tudo bem c/ vocês?
    Coloca novamente a musica Chico Buarque Apesar de você.

    Obrigado Simone

    ResponderExcluir
  7. Companheira:Simone a música será postada hoje ainda,ela é nosso hino,contra a ditadura de hoje.Obrigado Simone!

    ResponderExcluir
  8. companheira simone,foi postado a musica e so clicar em play no canto superior direito da pagina ok?obrigado por nos visitar

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Vital!
    E que é muito bom abrir o blog com essa musica, q e o hino da chapa 2 adorei que até os meu pequenos cantam.Obrigado Vital.
    Um bom dia para vc.

    ResponderExcluir