quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CHAPA 2,É CHÃO DE FÁBRICA!


Hoje, mais do que nunca, existe uma grande necessidade de a classe enfrentar esta situação. E para isso deve utilizar todos os seus instrumentos históricos, como os sindicatos, partidos e outros organismos. Os trabalhadores devem se organizar a partir de todas as suas ferramentas. A CIPA é uma destas ferramentas e pode e deve cumprir esse papel.A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um órgão bi-partite, pois é composta por metade de representação eleita pelos trabalhadores e metade indicada pela empresa. Tem como definição a prevenção de acidentes e doenças nos locais de trabalho.A CIPA no passado cumpriu um importante papel na reorganização do movimento sindical no nosso país, principalmente na década de 80.

Era através da CIPA que as oposições se organizavam para formar chapas de luta e concorrer às eleições contra os pelegos que já estavam à frente dos sindicatos por muitos anos, sustentados pelos governos militares.Desde então, a CIPA cumpre um papel de extrema relevância na luta da classe trabalhadora.Vivemos um momento na história de nosso país de poucas lutas operárias. E nestes momentos, o trabalho de base se torna primordial para combater a burocratização dos sindicatos de luta. É uma das alternativas para combater a atual burocracia sindical, como foi determinante no processo de reorganização do movimento operário no ABC na década de 80.

O desafio do movimento operário combativo é o mesmo da Chapa 2 (Renovação,Coragem e Luta) que de fato está interessado em melhorar as condições de trabalho, e porque não dizer, da vida do trabalhador, deve encarar como tarefa primordial fortalecer a organização dos trabalhadores no local de trabalho. Este trabalho pode se dar através das Comissões de Fábrica,SUR,CIPA e tantos outros meios, que a própria classe e suas direções acabam criando. Mas, principalmente através das CIPA’s de luta, que legalmente permitem a estabilidade no emprego a seus membros podendo também organizar os trabalhadores. A história que as CIPA’s de luta protagonizaram na reorganização do movimento operário de nosso país ainda está viva na memória dos trabalhadores do chão de fábrica das empresas do Grande ABC.

Nós da Chapa 2 (Renovação,Coragem e Luta) lançamos e estamos acompanhando nossos candidatos(as) em todas as empresas químicas do ABC,apesar das dificuldades de cada um,estamos contando com a solidariedade dos trabalhadores(as) e levantando apoio financeiro para essa importante missão.Este trabalho visa unicamente revelar novas lideranças e resgatar as bandeiras perdidas em defesa da classe trabalhadora,dentro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e outras Olts do grande ABC,disse Marcio Vital candidato a presidente da Chapa 2 (Renovação,Coragem e Luta).

3 comentários:

  1. Somos candidatos a Cipa na Hunner(SBC) e estamos juntos com a chapa 2 do Vital,as eleições são no final de janeiro de 2012,estamos confiantes na vitória da classe trabalhadora...

    ResponderExcluir
  2. Investir na base este é o caminho de um sindicato de luta,parabéns pela coragem de lutar pelos trabalhadores.
    Somos da rede Akzo Nobel e da Basf

    ResponderExcluir
  3. parabéns a todos e todas da chapa 2,muita fé em Deus!

    ResponderExcluir