quarta-feira, 23 de maio de 2012

CHAPA 2,DIGA NÃO AS DROGAS!

Responsabilidade das empresas e dos sindicatos
SAÚDE DO TRABALHADOR: A SÍNDROME DE POPEYE DO USUÁRIO DE DROGAS NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS 
 
Em todos os seguimentos profissionais há tensões e dificuldades para serem superadas. O vigia encarregado de transportar valores num carro forte teme por sua vida diariamente, o pintor de fachadas das construtoras supera o medo da altura em um andaime, o gerente da fábrica é pressionado pela responsabilidade sobre as ações de outros trabalhadores que lidera, o policial supera o medo da morte súbita sob a ameaça do crime etc.

Por instinto, os trabalhadores desenvolvem mecanismos de defesa para continuar suas atividades, negam a si mesmo o real peso do que fazem, numa espécie de “anestesiamento psíquico” e com isso, conseguem enfrentar bandidos, escoltar valores e trabalhar em alturas imensas. O uso de drogas na vida dos trabalhadores surge quando não conseguem anestesiar o medo e o cansaço, não elaboram psiquicamente as dores de suportar o que vivem profissionalmente.

“De maneira errônea os caminhoneiros acreditam que suas dificuldades de cansaço no volante são supridas com o uso de cocaína,crack,anfetaminas e comprimidos, bem como os cobradores nas empresas de transporte atravessam madrugadas sem dormirem em suas jornadas desgastantes de trabalho,misturando coquetéis para aliviar a sono”

Em diversos atendimentos que fiz, os trabalhadores relatam que se drogavam por um “beneficio até profissional” - que suas habilidades aumentavam e conseguiam lidar melhor com as dores profissionais.

O uso de drogas com intuito de se fortalecer e descrito como “síndrome de Popeye”. O personagem marinheiro do antigo desenho animado conta com o espinafre para tornar-se mais especial, mais forte, assim agem os trabalhadores de diversas áreas em relação às drogas até desenvolverem dificuldades de saúde física e mental.

Com o decorrer do uso de drogas o trabalhador agride sua capacidade laboral, e as relações vão se deteriorando em todos os grupos sociais os quais ele interage. A família, os colegas e o ambiente de trabalho, nenhum deles se salva diante das mazelas provocadas pelo uso das drogas que geram uma inversão de valores e deturpação do caráter.

“De maneira sistêmica o uso abusivo de drogas atinge toda a família do trabalhador e a empresa em que ele trabalha,é aí que entra a responsabilidade social das empresas e dos sindicatos.”

Nenhum dos pacientes que atendi usava drogas e álcool para se sentirem piores, eles simplesmente são induzidos pelo prazer e por supostos benefícios. No momento em que o prazer se torna uma necessidade, a dependência se instala, nestes casos, cabe a nós profissionais da saúde, governo, lideranças sindicais e empresariais, desenvolver programas de prevenção e tratamento a estas pessoas adoecidas, que acredito que não escolheram o infortúnio de ser dependente de drogas.

Escrito por Dr. Wilson Silva
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho USP

16 comentários:

  1. De novo a chapa 2 saindo na frente e mostrando um novo caminho a trilhar,vamos em frente que atrás vem gente,somos trabalhadores,somos chapa 2 da renovação!!!!

    ResponderExcluir
  2. No inicio do ano pasado estive numa reunião com o pessoal da Chapa 1 e fizeram uma serie de acusações principalmente aos membros da Chapa2. Fizeram uma serie de promessas de mudanças como presença maior nas portas das fabricas, etc, etc... Nao sei por onde eles anda mas aqui no polo petroquimico sumiram ja faz tempo.Fazendo uma reflexão com alguns companheiros chegamos a seguinte conclusão: se sindicato fosse um Municipio todos ai estão (chapa1) seriam ficha suja e o povo seria enganado novamente. Um municipio sem saude, sem educação, sem transporte, e com mau gasto do dinheiro publico. Como na eleição municipal vamos se livrar destes maus politicos que enganam e pensam somente no seu bolso. Por isto mudei chega de enganação chapa 2. tirem estes caras dai a categoria conclama e pede mudança chega, chega, chega,...
    se quiser saber quem eu sou procura no arquivo do Sindicato tenho fiz 25 anos em fevereiro no Polo e 24 anos e meio de socio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso muito obrigado,companheiro do Pólo Petroquímico do ABC,assim como você também trabalho na BASF de SBC e estamos de mãos dadas neste movimento por ética em nosso SINDICATO,valeu guerreiro pela coragem!

      Excluir
  3. Acabei de ler o texto sobre drogas e gostei muito e gostaria de agradecer a chapa 2 pela reflexão que me fez fazer.
    Pensando aqui fiz uma comparação de uma pessoa com a categoria quimica do ABC e hoje posso dizer que hoje existe um corpo com "anestesiamento cerebral". Os que ai estao estao se drogando para o "beneficio profissional" do poder, do dinheiro facil, falta de compromisso,nao trabalham mais pela categoria, surdos etc. Com isto as relações se deterioraram em relação aos trabalhadores com descredito, baixa auto estima, desconfiança, "inversao de valores total e deturpação do carater".
    Este prazer causou uma dependencia dos que estão ai, causou um grande "infortunio" no qual nao querem disputar uma eleição justa com outra chapa para deixar a categoria decidir.
    Gostaria de frizar que o que esta entre aspas foi retirado do texto.
    Por isto precisamos fazer uma grande campanha na categoria quimicsa do ABC "contra as drogas" que estao ai e o melhor remedio é ELEIÇÔES JÀ QUEREMOS VOTAR.

    Trabalhador da CABOT

    ResponderExcluir
  4. Tenho 34 anos e assim como Jesus,quase morri aos 33 anos de overdose de cocaína,fui no embalo dos colegas de trabalho e acabei me viciando,saíamos para a janta e davamos uma cheirada,antes e depois para encarar o trampo dava outra e depois para ir embora pra casa outra e assim acabei me viciando.Acordei de madrugada totalmente drogado e nos braços de uma mendiga de rua,que por íncrivel que pareça me socorreu da overdose e hoje estou renovado.

    Sou magno dos santos de mauá e sou chapa 2,até a morte!

    ResponderExcluir
  5. ATENÇÃO COMPANHEIROS(AS) ESTE BLOG É UM CANAL DEMOCRÁTICO DE COMUNICAÇÃO, NÃO TEM NEM COMPARAÇÃO COM O DO SINDICATO QUE NÃO DIVULGA OS COMENTÁRIOS DO TRABALHADORES E PERSEGUE AQUELES QUE QUESTIONAM. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! CHAPA 02 HOJE E SEMPRE! TRABALHADORES DA COLGATE/PALMOLIVE.

    ResponderExcluir
  6. Pra cima deles chapa 2 Gog fala que o amor venceu a guerra e eu digo a chapa 2 vai vencer a guerra um abraço a todos que prevaleça a democracia que amuito tempo encontra - se oculta ! parabens chapa 2 pela renovação coragem e luta !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Chapa 1 deixa de mentira , não duvidem da capacidade de raciocinio do trabalhador , nos trabalhadores metalurgicos acompanhamos a eleição de vcs e honrem o sindicato de vocês dando a oportunidade dos trabalhadores escolherem no voto , a chapa que conduzira o sindicato dos quimicos do abc ! Não nos façam vergonha !

    ResponderExcluir
  8. Chapa 1 por que vcs estão com medo ! não estou entendendo pois vcs tem um presidente que trabalha numa empresa que esta a todo vapor kkk , tem um tesoureiro que ta bombando na empresa que ele trabalha cheio de acordos kkk tem 20.000 sócios arrecadaram mais de 3.000 votos ou seja mais de 90% dos associados votaram em vcs kkk então vcs estão com medinho do quê kkk !

    ResponderExcluir
  9. Lendo esta matéria me deparei com todos os jovens e crianças que circulam nas cracolândias deste país.Ah,como eu queria que Jesus voltasse para resgatar os humilhados deste país,chamado brasil.Parabéns pela matéria sobre drogas no local de trabalho,oportuna!

    ResponderExcluir
  10. Somos livres,somos esquerda,somos trabalhadores,somos abc,somos construção civil,somos químicos,somos metalurgicos,somos vidreiros,somos gráficos,somos donas de casa,somos aposentados,somos negros,somos mulheres,somos jovens,somos lutadores,somos corajosos.Enfim somos de Deus,somos Chapa 2!

    ResponderExcluir
  11. Ja cansei de todo mes,vir descontado 40 reais de mensalidade,enquanto estes caras estao desfilando de Logan e nao vestem nossa camisa,sem fazer nada para a categoria.A CUT so baba o ovo destes caras,CHEGAAAAAAA!Cheguei a conclusao que a FIESP ta de mao dada com a CUT e o LAGE.Sabe de uma coisa vamos pagar um onibus para dar baixa coletiva,meu dinheiro nao e capim e vamos buscar outra Central sindical,que nos represente Legal,FORCA NELLES!

    Augusto,Roberto e Franscisca da Bandeirante Quimica de maua-SP

    ResponderExcluir
  12. Vamos manter este blog no ar e descer o Pau no enchedor de Lage e cia.Ou melhor vamos derrubar com forca esta LAGE.

    Fabricio DA iNBRA-DIADEMA E CHAPA 2!

    ResponderExcluir
  13. Eu estou acompanhando este blog desde o inicio,e sei das dificuldades que voces da Chapa 2 estao enfrentando,sou especialista em fraude sindical e estou de bracos abertos,para defende-los nos tribunais.Me procurem no meu escritorio em SBC,tenho novidades para voces!

    Dr.Marco Aurelio da Silva Lins,abraco!

    ResponderExcluir
  14. Chaegaaaaaa! de palhacada ate hoje nao sabemos o resultado desta tal eleicao,aqui na fabrica da EMS,estes pelegos nunca mais apareceram.E nao estamos sentindo falta nenhuma,somos todos da Chapa 2 e iremos ate o fim,chegaaaa! de Lage e seus comparcas,quero votar!

    Maria das Dores e Elisabete Campos Soares(EMS)

    ResponderExcluir
  15. Pessoal cuidado com a violência o paulo lage é terrorista logo ele começa explodindo carros dos trabalhadores contrarios a ele,mandando fazer coisa ruim as pessoas que não apoiam ele com suas unhas de gato no dinheiro do trabalhador,voces estão lidando com um felino faminto por poder ganacioso por dinheiro,por isso a democracia no sindicato não existe:OBS Paulo lage crie coragem e vai encher lage você é insuportavel............ desabafo sagüi.

    ResponderExcluir