quinta-feira, 31 de maio de 2012

CHAPA 2,EM DEFESA DA RECICLAGEM!


Mutirão vai equipar e oferecer dignidade aos trabalhadores carroceiros no centro de São Paulo

O projeto 'Pimp My Carroça' quer transformar as carroças dos trabalhadores/catadores em obras de arte ambulantes.
A cidade de São Paulo recicla apenas 1,2% de todo o seu lixo, segundo dados da própria prefeitura. Mas a situação seria ainda mais preocupante se não existissem os trabalhadores /catadores de material reciclável, que circulam pela capital com carroças improvisadas com madeira e rodas de carro.

Eles são responsáveis por coletar cerca de 90% dos materiais reciclados na cidade. Ainda assim, são praticamente ignorados pelos paulistanos.“Os trabalhadores/carroceiros desempenham um papel importante para a cidade e poucas pessoas se dão conta disso. Eles são invísiveis”, diz Mundano, grafiteiro e idealizador do projeto Pimp My Carroça.“Eles só são notados quando atrapalham o trânsito e recebem buzinadas por isso”, conta.

O Pimp My Carroça,nasceu há cinco anos com o objetivo de aumentar a autoestima dos trabalhadores/catadores através da pintura de suas carroças. Além disso, “a carroça é um suporte perfeito porque ninguém pode apagar a mensagem do grafiteiro e, de quebra, a mensagem transita por toda a cidade”, explica Mundano.

Misturando arte com respeito pelos trabalhadores/carroceiros, este ano o projeto conta com a colaboração de 300 voluntários, reunidos no Vale do Anhangabaú, para transformar as carroças em um meio mais seguro de locomoção e suporte urbano para a arte de 50 grafiteiros.

A ação, que acontece no domingo 03/06, e integra a Virada Sustentável de São Paulo e irá munir as carroças com faixas refletivas, espelhos retrovisores e luvas,capas de chuva para os trabalhadores/catadores.

“A gente é contra a carroça e as condições precárias de trabalho dos carroceiros. Pintar carroça não é maquiar o problema, é escancarar”, diz Mundano, que já pintou mais de 160 carroças. “São Paulo não pode falar que não tem dinheiro para coleta seletiva, o que acontece são acordos mal feitos firmados com empresas que não respeitam o meio ambiente”, critica.

Visibilidade urbana

Segundo Mundano, o objetivo da ação no domingo é ter um dia em prol dos trabalhadores/catadores e convidar as pessoas para conhecer essa realidade. De acordo com ele, as atividades começarão com um cadastro dos trabalhadores/carroceiros, que depois serão encaminhados para as tendas de atendimento.

Ao todo serão onze tendas voltadas desde o atendimento médico e psicológico dos trabalhadores/catadores até o tramento de seus cachorros,debate sobre alcoolismo e drogas e a reforma de suas carroças. Na tenda PimpOlhos, por exemplo, será oferecido atendimento oftalmológico e óculos de grau ou de sol serão doados as crianças. Já na Cãopanheiro, as atenções serão direcionadas para o tratamento dos cachorros dos trabalhadores/carroceiros. Enquanto na Funilaria serão reforçadas as estruturas de madeiras e metais das carroças.

“É preciso prestar o cuidado mínimo com esses pofissionais e mostrar para os moradores da cidade que eles existem”, diz Mundano. Para ele, é tempo da ciadade encarar o lixo não como um problema, mas como uma solução. “O lixo é a solução para diversos problemas socio-ambientais. Por meio dele é possível gerar renda, empregos, tirar pessoas das ruas e poupar recursos naturais.”

Às 17 horas está programada uma carroceata pelo centro de São Paulo com 14 pontos de parada para informar o público sobre reciclagem e seus benefícios aos moradores e ao planeta.

A Virada Sustentável acontece nos dias 2 e 3 de junho de 2012 e conta com cerca de 600 atrações relacionadas à sustentabilidade, distribuídas em mais de 120 pontos da capital.A Chapa 2 (Renovação,Coragem e Luta),apóia esta iniciativa em defesa do nosso planeta e da dignidade humana.

Fonte:Carta Capital

5 comentários:

  1. Estava saindo do trampo e resolvemos dar uma espiada no blog da chapa 2,pensei que já não existia mais este blog,pois as eleições já foram em 2011.Ficamos felizes em saber que ainda resta uma esperança no ABC,sucesso a todos e todas.Desistam da CUT,elles não aceitam vocês trabalhadores,elles estão com a Fiesp até o pescoço.Fiquem com deus e se cuidem,eles são do mal!Ah,procurem o Lula pessoalmente e contem tudo que rolou nesta safadeza,sou vizinha do Marinho.

    Maria de Santana Silva Ribeiro,Anástacia Davila da Silva,Simone Souza Aguiar e Arnaldo da Dovac-SBC

    ResponderExcluir
  2. Caramba,meu se não é a chapa 2,nóssa categoria não ficaria sabendo da VIRADA SUSTENTÀVEL,aquele SITE do SINDICATO nunca tem novidade nenhuma,é por isso que a direção disse na porta da SOLVAY que o objetivo DELLES é tirar o BLOG do ar,pela JUSTIÇA de qualquer maneira,doa a quem doer!

    ResponderExcluir
  3. Esta mensagem é destinada a todos os companheiros quimicos simpatizantes da chapa 2, jamais vamos nos calar diante das falcatruas desta que se diz diretoria (chapa 1) ou seja lá quem for, se a justiça por acaso tirar nosso blog do ar não se preoculpen nós criamos outro e vamos criar tantos quanto for necessário, jamais voçês vão calar a boca do trabalhador, o tempo da ditadura acabou faz tempo e hoje temos liberdade de impressa

    ResponderExcluir
  4. Não companheiro , muito pelo contrario o tempo da ditadura voltou porem, mascarada pelo sindicato dos quimicos do abc pois tirar um pouco mais de três mil votos e levar a eleição com a conivência da então mascarada ditadura politica que segundo o lage diz que tem dominio , então fica dificil !!!

    ResponderExcluir
  5. Amigos de caminhada estou acompanhando esta luta desde do inicio.sabemos que nao e facil lutar contra uma estrutura que financia campanhas politicas,jornais,revistas e a outras.Mas saibam que voces estao de parabens!

    ResponderExcluir