quinta-feira, 17 de maio de 2012

CHAPA 2,POR UM ECO-SINDICALISMO !


Por um novo sindicalismo,somos renovação,coragem e luta!
Por uma nova política sindical para gerações atuais e futuras,sustentabilidade já!

Temos um grande desafio para viver no planeta com mais qualidade de vida. Consumir, mas sem consumir o nosso planeta. Para isso temos que alterar velhos hábitos, mudar o padrão de consumo e modificar alguns valores. Consumir de forma diferente, uma nova prática de consumo e de bem viver.

Há pouco tempo, fumar era moderno, usar o cinto de segurança desnecessário e beber e dirigir não trazia perigo, portanto, adquirir outros hábitos de consumo também é possível.
O Sistema Econômico mundial revigora-se a partir do consumo. Consumir é o ato mais importante do sistema econômico mundial. Inovar, atualizar e introduzir novos atos de consumo no dia a dia das pessoas é a grande valia do capital.

O consumo produz uma corrida de desejos e a publicidade na sociedade de consumo é a lâmpada do gênio. Basta esfregá-la que seu desejo será realizado, “o sonho se torna real”. A publicidade abre os caminhos dos desejos, para o consumo do extraordinário que logo se torna necessário, indispensável, permanente e para logo em seguida, fechando o ciclo, se fazer obsoleto e descartável. 

Os automóveis e seus assessórios, vidros elétricos, direção hidráulica, cambio seqüencial, rádio-CD-dvd. O telefone celular que faz de tudo e até fala. Os cosméticos de beleza, da cor, da embalagem e dos aromas naturais. As refeições rápidas, fastfood, enlatados, instantâneos e congelados. As roupas de tendência e seus desfiles triunfantes. Os equipamentos esportivos dos super atletas. As televisões de plasma, LCD e digital. Os computadores rápidos, super rápidos, pequenos, eficientes, super finos e muito leves. O consumo do plano de saúde privado. Os remédios para eternidade, cirurgias plásticas e exames ultra sofisticados. As viagens no mundo da CVC, cruzeiros marítimos e até viagens para a lua. Os desejos na lâmpada mágica da publicidade.

E assim caminha a humanidade. Os sindicatos aumentam os salários e os trabalhadores consomem mais, os empresários criam novos produtos, geram mais consumo e aumentam o lucro, os governos tributam o consumo e o devolvem em subsídios. Uma sociedade voltada e organizada pelo ato de consumir. O ciclo do crescer por crescer renovado e fortalecido.A natureza contra ataca com enchentes, furacões, tornados, tisumani e terremotos. Os trabalhadores são os primeiros a perderem suas casas. Os capitalistas oferecem empregos indecentemente verdes. Os governos traçam metas para a diminuição de carbono e os capitalistas inventam a moeda de carbono para ganhar mais dinheiro. Ou seja, o sistema capitalista de alto consumo não para e permanece em ritmo crescente na busca do maior lucro.

Em cada prognóstico o tempo da destruição diminui e a alienação da maioria aumenta. 
Somos parte viva da rede capitalista do consumo, encantados e dominados pela lâmpada mágica da publicidade e precisamos repensar nossos hábitos de consumo.Modificar o meu hábito de consumo é importante, mas é o nosso hábito de consumo que poderá fazer a diferença e revolucionar as relações na sociedade.

A nossa proposta é muito simples. Continuar consumindo, mas de forma diferente. Organizar nossos gastos para mudar o nosso hábito de consumo. Agir com força e determinação na estrutura sindical, em nossa base, com nossos colegas e na sociedade.Este pode ser um dos caminhos. Entender o processo de alienação e mobilizar para mudar aos poucos os pequenos hábitos de consumo individual e/ou coletivo. Enfrentar a ideologia do consumismo e enraizar nas próximas gerações outra cultura. Outro mundo é possível e os sindicalistas precisam fazer a diferença.Uma nova realidade. Modificar o consumo para modificar a sociedade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Os sindicalistas em REDES pelo futuro do planeta, dez passos pra frente!

1-) Criar Coletivos de Sustentabilidade na estrutura dos sindicatos;
2-) Substituir os fornecedores tradicionais do sindicato por fornecedores organizados em rede da economia solidária e da agricultura familiar de base ecológica;
3-) Procurar adotar práticas ecológicas na estrutura física do Sindicato e nas relações entre seus servidores;
4-) Realizar curso de formação sindical com ênfase na sensibilização e mobilização para outro padrão de consumo;
5-) Apoiar e participar do movimento de luta contra a destruição do planeta. Fortalecer o movimento ambientalista;  
6-) Negociar na data base alterações de práticas poluidoras nas instituições patronais;
7-) Denunciar na categoria e sociedade as práticas ambientais que trazem riscos ao meio ambiente;   
8-) Apoiar as iniciativas de boas práticas ambientais.
9-) Divulgar na sociedade os nomes dos políticos e empresas poluidoras;  
10-)Incluir nos cursos de CIPA o tema da saúde ambiental para vida dos trabalhadores e gerações futuras.

Caminhantes, não há caminhos, o caminho se faz caminhando,somos lutadores,somos Chapa 2!

6 comentários:

  1. Parabéns meu camarada Vital pelo belo texto sobre meio ambiente,estamos juntos e estaremos sempre de mãos dadas com a Chapa 2 da renovação!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi nada parecido com isso no site do nosso sindicato,estes caras só se preocupam em dinheiro,viagens e mulherada.Onde voc~es da chapa 2 estiverem nós trabalhadores químicos do abc,estaremos juntos.Pois juntos somos mais que fortes!

    ResponderExcluir
  3. SÓ A TURMA DA CHAPA 02 MESMO PARA TER ESSA SENSIBILIDADE SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE QUE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA COM A FABRICAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTES,SOBRE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NUMA REFLEXÃO DE QUE O NEGRO(A) CONTINUAM LUTANDO POR IGUALDADE E TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DAS MÃES QUE DEDICAM SUAS VIDAS AOS FILHOS E A FAMÍLIA E AINDA CONSEGUEM TRABALHAR E ESTUDAR. QUEREMOS A CHAPA 02 NA DIRETORIA E PENSAR QUE A CHAPA 01 TEVE A CORAGEM DE DIZER QUE A DEMOCRACIA VENCEU, COMO SE NÃO HOUVE DUAS CHAPAS NA ELEIÇÃO, HÁ VÁRIOS TRABALHADORES REVOLTADOS QUE ESTÃO DANDO BAIXA NA SINDICALIZAÇÃO !! FORÇA CHAPA 02!!!!

    ResponderExcluir
  4. Guerreiros e guerreiras,estamos vendo o desespero de todos os membros da chapa 2,a CUT nunca aceitará vocês,procurem outra central sindical,pois vocês merecem ser direção deste Sindicato.Deus é fiel!

    ResponderExcluir
  5. DESCUPE, MAS DISCORDO, A CUT(CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES)SEMPRE ESTARÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA, POIS NASCEU COM ESSE PRINCIPIO, QUEM NÃO NOS ACEITA SÃO AS PESSOAS QUE SE APOSSARAM DELA E SE ACHAM DONO DA MESMA, MAS FIQUE TRANQUILO A HORA DELES VAI CHEGAR, A CUT NÃO É DELES É DA CLASSE TRABALHADORA, OU NÃO TERIA RAZÃO PARA EXISTIR,ESTÃO ACABANDO COM OS PRINCIPIOS DA NOSSA CENTRAL,QUE DEVERIA DEFENDER OS DIREITOS DOS TRABALHADORES, INCLUSIVE O DE ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES DEMOCRATICAMENTE NAS URNAS, UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir