sexta-feira, 24 de maio de 2013

CHAPA 2,CHEGA DE MORTES NO TRABALHO!


Trabalhador metalúrgico do ABC se suicida dentro da fábrica:

Um trabalhador da General Motors de São Caetano do Sul foi encontrado enforcado nas dependências da montadora de carros no Grande ABC, na última quinta-feira, dia 25 de Abril de 2013, durante o horário da janta do segundo turno.Segundo familiares e amigos da vítima, ele era lesionado e vinha sofrendo pressão por parte das chefias na fábrica. 

Trabalhadores e cipeiros contam que Pedro Souza,realizava trabalho restrito em razão de acidente de trabalho e doença ocupacional. Ele trabalhava na GM,há 9 anos e era portador de estabilidade por doença profissional,muitos retornam do auxilio doença e são covardemente liberados pelas perícias médicas e não conseguem acompanhar o ritmo alucinante da produção,sendo discriminados pelas chefias e muitas vezes pelos próprios trabalhadores e debilitados pscológicamente se sentem constantemente pressionados.Tais fatos podem levar a uma saída desesperada,como colocar fim à própria vida,como ocorreu com nosso companheiro Pedro Souza.

São de conhecimento público os constantes suicídios na linha de montagem das empresas chinesas.As empresas chegaram a colocar cartazes e fazer os trabalhadores assinarem um termo se comprometendo a não se suicidarem em serviço,como é o caso da Foxcom montadora de aparelhos celulares na China. 

Trabalhador vidreiro morre em acidente em SBC:

Um trabalhador vidreiro da Wheaton,fabricante de embalagens de vidro em São Bernardo,Paulo Luis Matias Freire foi vítima de um acidente fatal no dia 07 de Abril de 2013,ao realizar a limpeza de um misturador de matéria-prima de vidros.De acordo com os companheiros de trabalho,Freire realizava a limpeza dentro do misturador com uma pá, quando a máquina foi acionada por volta das 19h30 do domingo.

De acordo com a empresa, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil e aguardará o resultado para se pronunciar sobre as causas desse grave acidente.Os trabalhadores disseram que as questões de segurança nunca são tratadas com a devida prioridade e o ritmo de trabalho é muito alto.

Trabalhador da construção civil de SBC morre em obra:

Um trabalhador da construção civil morreu na manhã desta quarta-feira 17de Outubro de 2012, em São Bernardo, após ser soterrado e atingido por uma barra de ferro em uma obra particular na rua Frei Garpar, 927.  O acidente ocorreu por volta das 8h, quando Aureliano Pereira da Silva, 54 anos, fazia trabalho de perfuração dentro de um buraco e por não estar devidamente escorado o local desmoronou.Com isso um vergalhão atingiu o operário na altura do abdômen. Silva ainda foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Aureliano da Silva é mais um operário a engrossar as tristes estatísticas de morte no trabalho no Brasil. Historicamente a construção civil é um dos setores econômicos que mais mata. De acordo com a Previdência Social, é registrada uma morte ao dia no setor, porém o número é seguramente muito maior, uma vez que muitas empresas não informam as ocorrências.Os amigos de trabalho informaram que a empresa não fornecia os EPIS necessários e a fiscalização da obra era precária.

Trabalhador químico do ABC morre na CBC:

Um trabalhador químico que trabalhava na CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), em Ribeirão Pires, morreu na tarde desta segunda-feira 03 de Setembro de 2012 e outros colegas ficaram feridos. Ambos estavam preparando uma mistura química quando houve a combustão do material, seguida de um incêndio e de um intenso deslocamento de ar,o que causou uma enorme explosão no setor. 

Os trabalhadores sofreram queimaduras graves e foram socorridos prontamente pelos seus colegas de trabalho, que prestaram os primeiros socorros e os encaminharam para o Hospital Ribeirão Pires.Posteriormente, conforme informou a empresa, eles foram transferidos para um hospital da Capital especializado em queimaduras,sendo que um deles veio a falecer na tarde desta segunda-feira.O que é mais grave é que muitos trabalhadores da empresa que estão expostos aos riscos de explosão não recebem o adicional de periculosidade,isso não é lei perguntam os amigos da área afetada pela explosão?.

O seu direito de recusa ao trabalho:

O empregador deverá garantir que,na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco de vida um ou mais trabalhadores,os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.
(Norma Regulamentadora – NR 9. Redação de 15.02.1995)

O lucro acima da vida e da dignidade humana:

O aumento no ritmo de produção nas fábricas ou nos canteiros de obras,tem levado ao crescimento das mortes,doenças profissionais e milhares de acidentes de trabalho.A pressão por produção e metas inatingiveis fazem com que as empresas e os empresários queiram produzir mais com cada vez menos trabalhadores,colocando o lucro acima da vida dos trabalhadores.E isso os sindicatos e os trabalhadores não podem aceitar,pois a vida está cima do lucro e não o contrário.Para nós do MRCL (Movimento Renovação,Coragem e Luta), esses casos acima mencionados são muito graves e deveriam ser investigados profundamente pelo MPT,Sindicatos e Cipas combativas do grande ABC.Chega de mortes no trabalho!

Fonte:Base de trabalhadores

4 comentários:

  1. Já que o assunto é morte,lamentamos informar com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Elizeu Marques da Silva, ex-metalúrgico e ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que atualmente trabalhava como gerente da TVT dos Trabalhadores.

    Vá com Deus guerreiro! Saudações socialistas para a Chapa 2!

    ResponderExcluir
  2. VAMOS FAZER DESTE ESPAÇO UM LOCAL DE DENUNCIA POIS SE DEPENDER DO SINDICATO ESTAMOS FUD_D_.
    QUANDO ESTÃO NO BRASIL ESTÃO PERSEGUINDO TRABALHADOR

    ResponderExcluir
  3. Enquanto nós estamos se matando nas fábricas químicas de diadema,os donos do poder estão postando fotos dos passeios pelo mundo afora,hoje navegando na internet vi muitas fotos dos nossos guerreiros,passeando e fazendo comprinhas na Turquia,andando de balões e pousando de turistas pelas ruas da Capadócia.Tomara que alguns estejam naquele balão que caiu por lá.
    E nós que não estudamos,que fomos impugnados,que respiramos veneno estamos aqui,assistindo essa novela pelas páginas dos Facebook's da vida.

    ResponderExcluir
  4. Por que sera que essa materia nao saiu em nenhum jornal DOS sindicatos do ABC,fiquei sabendo por esse blog e o do pstu do ABC.
    E uma vergonha essa paz entre o capital e OS ditos lideres sindicais,fora ace!

    ResponderExcluir