domingo, 26 de maio de 2013

CHAPA 2,RECONSTRUÇÃO DA BASE,VENCE!

O resultado do primeiro turno das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, apurado neste sábado, dia 25 de maio de 2013, sepultou de vez o grupo político do sindicalista e petista Isaac do Carmo, atual presidente do sindicato e candidato à reeleição (chapa 1) e de toda a cúpula da direção da CUT em São Paulo e no Brasil .

Mesmo diante do uso indiscriminado da máquina sindical,que utilizou dinheiro dos sócios para enviar cartas endereçadas aos familiares dos membros da oposição e de inúmeras ameaças do presidente da CUT em São Paulo,Sr.Adi dos Santos,que em meio a assembléia de abertura do processo eleitoral,disse:Nós da CUT São Paulo entramos na justiça para impedir a Chapa 2 (Reconstrução da Base) de utilizar o nome de nossa central em seus materiais de campanha e digo mais nós só reconhecemos como representantes dos trabalhadores metalúrgicos de Taubaté os companheiros da Chapa 1,encabeçada pelo aguerrido companheiro Isaac do Carmo,conquistando aplausos dos delegados comprados com carne e cerveja,mas encorajando ainda mais os membros da oposição. 

E contrariando as ditas lideranças do movimento sindical,as direções da CUT São Paulo e Nacional,dos parlamentares da articulação do PT,os milhares de trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas deram um basta em tantas arrogâncias e prepotências e votaram em massa nos candidatos da oposição,representados corajosamente pelos companheiros da Chapa 2,(Reconstrução da Base) por entender que a atual direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e seus apoiadores não representavam mais os interesses da categoria.

O sentimento dos vitoriosos era de alívio por terem se libertado de pessoas afastadas há muitos anos das bases,que perseguiam,demitiam e sufocavam qualquer trabalhador ou trabalhadora que ousasse discordar dos rumos da atual direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.Após a apuração dos resultados do primeiro turno, os trabalhadores e apoiadores da Chapa 2 (Reconstrução da Base) rezaram um “Pai Nosso Coletivo” na porta do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.

Vencemos somente uma batalha,o primeiro turno serviu para as eleições dos Comitês Sindicais de 19 fábricas da região.Devido a falta de transparência e a burocratização do Estatuto de nosso sindicato,a Chapa 2 (Reconstrução da Base) de oposição só conseguiu lançar candidatos em apenas 7 delas.E, destas, obteve vitória estrondosa em 5 empresas, notadamente as maiores e mais representativas como Volks e a Ford, onde estão as maiores bases eleitorais do sindicalismo da região.

Resultado na Volkswagem:

Chapa 1- com 1452 votos / Chapa 2- com 2247 votos

Resultado na Ford:

Chapa 1- com 726 / Chapa 2- com 1090 votos

E ainda mais a Chapa 2 venceu nas empresas Autoliv,Schellecke e Comau do grupo Fiat

Vamos reforçar nosso time e continuar a defender os trabalhadores,pois servirão para elegermos os membros da Direção Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.O segundo turno da eleição ocorrerá nos dias 26 e 28 de junho de 2013 e contará mais uma vez com a participação dos membros do MRCL (Movimento Renovação,Coragem e Luta do ABC) que mesmo impugnados injustamente pela burocracia sindical nas eleições do Sindicato dos Químicos do ABC em 2011,não se retiraram das lutas do movimento sindical.

7 comentários:

  1. Lendo esta matéria aqui na fábrica junto com os amigos,nos enche os olhos de lágrimas,pois arrogância e prepotência são marcas da atual direção,pois estes caras se sentem donos do nosso patrimônio e diante da ameaça de perderem a boquinha,estão dispostos a tudo,tudo mesmo,inclusive nos expulsar da categoria química do ABC.Mal eles sabem que não são nada perante o poder de Deus.

    ResponderExcluir
  2. A chapa 1, revista distribuida semana passada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté nas portarias das fábricas, em plena campanha para eleição da nova presidência. A mesma veio acompanhada de um DVD com duração de 17 minutos. Algumas perguntas deveriam ser respondidas. Quem financiou esta publicação??? Isto não caracteriza uso da "máquina" sindical, em prol da atual presidência???Onde está a imparcialidade da CUT, A publicação não tem o intuito de fazer campanha para futuros candidatos políticos???Chega destes caras,fora pelegos!

    ResponderExcluir
  3. Noticias dos Unificados de Campinas:

    A Bann Química Ltda., em Paulínia, foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar as dívidas trabalhistas da Costa Contin Manutenção Industrial com 31 de seus ex-trabalhadores. A Costa Contin foi contratada pela Bann Química para prestar serviços de montagem e manutenção, em 2000. Em fevereiro de 2004 a contratada foi à falência e não quitou saldo de salários e as verbas rescisórias com seus trabalhadores. Conforme a decisão judicial, a Bann Química deverá começar a fazer os pagamentos em julho.

    Além da condenação, importante neste processo é o reconhecimento pela Justiça de que o sindicato poderia sim representar estes trabalhadores, mesmo sendo eles contratados por empresa terceira da Bann.

    Estes 31 trabalhadores devem procurar a subsede de Paulínia do Unificados

    ResponderExcluir
  4. Renovação e mudança é algo sempre bem-vindo e importante para a democracia. Ninguém pode querer ser eterno no poder.Quando se criam raízes em qualquer tipo de instituição ou poder(legislativo/executivo), a tendencia de que parasitas e sanguessugas "encostem o corpo" é muito grande...
    Parabéns...sou metalúrgico de Pinda( mas já trabalhei em Taubaté e Guaratinguetá), na Confab Equipamentos, e lá ninguém aguenta mais a chapa 1. Durante as eleições todo o tipo de falcatrua foi feita para que a chapa 2 não ganhasse. Não deixaram que os mesmos utilizassem a bandeira da CUT durante a campanha e diziam que se esse CSE fosse eleito, ele não faria parte da Central, e outras mentiras mais...Levaram o Biro e o dep.Vicentinho na porta da empresa para pedirem votos para a desmoralizada chapa 1, a empresa não deixou que fosse feito panfletagem por parte da oposição enquanto a chapa 1 transitava livremente dentro do pátio. Mas isso tem uma explicação: O sindicato de Pinda há muito tempo deixou de ser um representante do trabalhador para ser um parceiro do Patrão. Espero que esses ventos de mudança que estão aki em Taubaté possam chegar em Pinda nas próximas eleições

    ResponderExcluir
  5. CUT aciona judicialmente chapa da oposição

    Durante a assembleia, o Presidente da CUT Estadual, Adi dos Santos, informou que acionou judicialmente a chapa da oposição por uso indevido da marca da CUT, pedindo que seja retirada a marca da Central imediatamente de todo e qualquer tipo de publicação e divulgação indevida da chapa.
    De acordo com Adi, não existe filiação da CUT com pessoas, e sim com entidades. E única chapa que terá o apoio da CUT será a chapa da situação, formada pela atual gestão do Sindicato dos Metalúrgicos.

    Fonte:Site da Cut SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vimos este filme aqui nos químicos do ABC.

      Excluir
  6. Se possível publiquem no blog de vocês,estamos juntos nesta luta e vocês são nossos exemplos somos Chapa 2 na Federação dos Jornalistas(Fenaj)....Um abraço dos amigos!

    A Chapa 2 quer a Fenaj na luta contra as demissões, que exigirá uma firme articulação nacional e mobilização dos sindicatos de jornalistas e das centrais sindicais combativas, até mesmo para lutar por mudanças legais. O diploma é central na nossa luta, mas precisa vir acompanhado do combate incansável à precarização das condições de trabalho, aos baixos salários e à praga do assédio moral.

    Caras e caros jornalistas,vote chapa 2 dias 16,17 e 18 de Julho de 2013...

    Contamos com vocês para essa virada no movimento sindical dos jornalistas.

    ResponderExcluir