quinta-feira, 18 de julho de 2013

CHAPA 2,SINDICATO É PRA LUTAR!


Por um sindicato verdadeiramente democrático!  

O Sindicato dos Químicos do ABC e o conjunto do movimento sindical brasileiro vive, nos dias de hoje, um  momento único da sua história, onde os trabalhadores são chamados a ocupar o lugar que de fato e de direito lhe pertence:o de ser o sujeito de sua própria vida e donos de seu próprio destino, ou seja, protagonistas na construção de um novo modelo de representação politica e sindical.

Nesse momento assistimos cair às máscaras daqueles que há anos não pisam mais no chão de fábrica e que protegidos por seguranças e mordomias se diziam representar os homens e mulheres que compõem a classe trabalhadora, aqueles que acreditaram que com dinheiro fácil comprariam os corações e as mentes de todos. Mas a casa caiu!e os milhares de trabalhadores e trabalhadoras que são diariamente massacrados nas fábricas,respirando solventes nas indústrias químicas, mendigando CATs, sendo humilhados por chefias e peritos do INSS,aguardando por uma ajuda que nunca chega,sem orientação jurídica digna,se cansaram,tomaram consciência e saíram as ruas, em gigantescas manifestações no campo e nas cidades, nos bairros e nas comunidades carentes de nosso país.

Enquanto a classe politica e os pelegos sindicais gastam milhões dos cofres do sindicato, usufruindo de carros,viagens internacionais,restaurantes e hotéis cinco estrelas a miséria, a fome e as doenças profissionais invadem a casa dos trabalhadores químicos do ABC,com a mesma brutalidade com que diariamente as forças policiais invandem os lares dos pais e mães de família em todo o país,espancando,torturando,matando e destruindo tudo que encontram pela frente.Levando terror,morte e violentando famílias nas periferias de nosso Brasil.

Até mesmo os serviços públicos essenciais ao dia a dia do povo,conquistados com muito sangue, suór e lágrimas pelos trabalhadores brasileiros ao longo de décadas de luta, são cinicamente usurpados e mercantilizados pelos governos e pelos patrões. Em pleno ano de 2013,ainda somos vitímas de uma política neoliberal a trabalho do capital, que mistura privatizações com sucateamento dos serviços,negando e muitas vezes negociando saúde, educação, transporte e moradia decente a milhões de trabalhadores brasileiros. Todos estes problemas misturados ao desprezo da classe politica, foi o estopim que mobilizou milhões de homens e mulheres nas ruas do nosso país.

Diante deste enorme desafio que se coloca defenderemos três princípios para nosso sindicato:

1)      Independência - Desenvolver uma prática sindical absolutamente independente frente aos patrões, aos partidos políticos, aos governos e ao estado. Um sindicato tem um único e só patrão: a categoria que ele representa. É inconveniente, inadequada e, mesmo, imoral a tal convivência amistosa e civilizada entre patrões e empregados. O nome disso é conivência. Não nos negamos, é claro, a ir à mesa de negociação, mas sempre conscientes do nosso papel de firmes e severos defensores dos interesses da classe trabalhadora.

2)       Autonomia - Desenvolver uma prática sindical absolutamente autônoma frente a quaisquer determinações político - partidárias. Consideramos legítima a atividade político-partidária fundada na ética e no socialismo, mas tomamos como princípio de nossa ação sindical que cabe somente à categoria decidir o que seu sindicato deve fazer – no curto, médio e longo prazo.

3)      Consciência de classe - Somos trabalhadores e nossa solidariedade primeira é com a classe trabalhadora, nosso primeiro compromisso, enquanto trabalhadores, é com aqueles que, como nós, são vítimas da exploração e opressão patronal. A responsabilidade social de formadores de consciências que pesa sobre nossos ombros não nos coloca à margem da classe trabalhadora brasileira, foi assim que nos constituímos em Oposição Sindical nos Químicos do ABC.

Estamos cientes do nosso papel na sociedade e na categoria química do ABC e assumimos publicamente nossos compromissos.Diferente dos atuais dirigentes sindicais que se dizem democráticos e utilizaram da estrutura paga com nosso suór no 11º Congresso da categoria para legitimar as demissões e iniciar um processo sumário de expulsão dos membros que defendem os ideais da renovação,coragem e da luta no Grande ABC.

"Os poderosos do sindicato podem bater,perseguir,demitir e expulsar uma, duas ou três guerreiras e guerreiros da oposição.Mas  jamais conseguirão deter a primavera da renovação,coragem e da luta no Grande ABC..."

Fonte:Renovação,Coragem e Luta

14 comentários:

  1. “QUIMICO INDIGNADO DO ABC”18 de julho de 2013 às 11:50

    Descupe ter ficado um tempo sem fazer contato mas aqui estou para terminar minha historia.
    PARTE 5 - O QUE MUDOU PARA MIM
    Parece incrível, mas para mim iniciando desde as eleições do sindicato até hoje a coisa mudou muito, mas foi para pior.
    Estas manifestações parecem que não, mas faz com que as pessoas reflitam e vejam que só há mudança quando as pessoas querem. E eles que comandam só entendem uma língua é a da revolta e ai podem mudar. Não é porque querem e sim porque sabe que só existe mudança se mudar as pessoas.

    PARTE 6 - O QUE POSSO FAZER PARA MUDAR ESTA SITUAÇÃO
    Diante desta realidade temos que ficar atentos a tudo que acontece a nossa volta não pode acreditar em tudo e não desacreditar de nada.
    Divulgar aquilo que sabemos para que cada tenha a sua própria leitura do que devemos fazer.
    Conheça tudo porque quanto mais ignorante somos mais ignorados seremos

    PARTE 7 - O QUE ESPERO DA CATEGORIA.
    Assim como o que foi feito uma determinada hora precisamos da mudança precisamos romper com esta situação de abandono que estamos hoje.
    Tenho amigos que são metalúrgicos e eles colocaram para mim que as coisas lá não são desta forma então precisamos nos espelhar para buscar esta mudança.
    A categoria precisa cada vez mais tomar ciência do que esta acontecendo para romper com esta situação.

    Agora me despeço dizendo, companheiros li e refleti muito neste blog. Vocês podem até não acreditar, mas li tudo que foi até hoje colocada entendo que a melhor opção para a categoria seria outra direção e com novas propostas. Inclusive muitas das propostas da chapa dois estão sendo colocada em prática como se fosse eles que elaboraram.
    Inicialmente não pensei que este espaço fosse tão democrático.
    Os companheiros que conheci querem muita mudança e estão dispostos a travar esta batalha junto com vocês. Agora entendemos que saberemos procura-los para juntos poder mudar a situação até aqui colocada.

    Um abraço solidário e até em breve.
    “QUIMICOS INDIGNADOS DO ABC”- EM BUSCA DA MUDANÇA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança ,somos trabalhadores que despertaram do sono que os tijolos e as lages gostariam que fosse eterno !estaremos juntos em breve ,guerreiro !

      Excluir
  2. trabalhador basf mauá18 de julho de 2013 às 12:18

    Alguem pelo amor de Deus me dá uma posição do que vai acontecer na BASF POLIURETANO.
    EXISTE HOJE UMA INDEFINIÇÃO DENTRO DA FABRICA E SE FOR FECHAR QUE FECHE MAS NÃO DEIXE NOS SEM SABER O QUE ESTA ACONTECENDO.

    ResponderExcluir
  3. Companheiro
    estes caras não estão nem ai para a nossa categoria ,devem estar fazendo um tur pela europa ou turquia ,seja mais. um guerreiro!

    ResponderExcluir
  4. Noticia urgente:
    No tal dia de luta da cut,na frente da Basf o pessoal do sindicato usou os trabalhadores tercerizados da empresa multiparceria para fechar o trânsito na avenida,deu buzinas e bandeiras dos quimicos do abc para eles balançar e do carro de som disseram,se mandar os terceiros embora nós voltaremos aqui.dois dias depois os sindicalistas estão de boa e os terceiros estão no olho da rua!

    Chega de traíras,chega de mentiras!

    ResponderExcluir
  5. QUASE 26 MIL ACESSOS
    E DO OUTRO LADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO...
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO...
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO...
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO...

      SOU CHAPA 2!!!

      PELEGO NÃO...

      Excluir
    2. É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO.23 de julho de 2013 às 09:07

      CAMINHANDO PRA 30 MIL!!!!
      E DO OUTRO LADO???
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO.
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO.
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO.
      É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO, É DESESPERO.


      Excluir
  6. Acaba de ser publicado no dgabc que vanderley salatiel ex coordenador de Sbc do nosso sindicato dos químicos do abc,depois de estar desempregado da colgate e perder a direção do pt por ter apoiado a chapa 2,detonou o lula e o marinho por ter permitido a covardia nas demissões dos 18 trabalhadores da oposição da chapa 2,deus e mais!

    ResponderExcluir
  7. Solidariedade aos companheiros do MRCL

    As jornadas de junho, batizadas pelo Juntos de Copa das Manifestações, além de importantes vitórias objetivas (como a própria redução das passagens) trouxeram uma conquista incrível: os brasileiros tiveram orgulho de sair às ruas e lutar por seu país. Esta confiança no futuro, na possibilidade de transformar tudo que está aí a partir da ação da maioria nas ruas mudou o nosso presente e com certeza mudará nosso futuro. O brasileiro reaprendeu a lutar, relembrou-se que as principais conquistas democráticas em nosso país foram fruto de grandes batalhas políticas, que reuniram milhões nas principais avenidas deste Brasil imenso. Dessa forma, a mobilização dos indignados mostrou-se como principal via para se conquistar melhores condições de vida. Jovens, trabalhadores, cidadãos de toda parte apostam hoje que protestar pode ser a melhor forma para conquistar direitos.
    Diante disso reafirmamos nosso compromisso de estar ao lado da classe trabalhadora,que hoje sao voces do MRCL.Somos contra a expulsao dos companheiros que lutam pela classe no Grande ABC.

    Movimento Juntos!

    ResponderExcluir
  8. Fiquem espertos:

    Encontrei uma pessoa que e casada com um diretor vitalício do sindicato e sem saber quem eu era falou:os donos do sindicato dos químicos do abc,vão expulsar todos os guerreiros da chapa 2,no comecinho de agosto,pode isso?

    Amiga de jesus cristo

    ResponderExcluir
  9. O papa Francisco atacou a estratégia de "pacificação" das favelas no Rio de Janeiro, alertando que, enquanto a desigualdade social não for resolvida, "não há paz duradoura". Nesta quinta-feira, 25, em plena Favela da Varginha, no Rio, ele fez um dos discursos de cunho social mais importantes de seu pontificado e convocou os jovens a continuar pressionando por melhorias, em um sinal de seu apoio aos manifestantes que tomaram as ruas do Brasil desde junho. "Aqui, como em todo o Brasil, há muitos jovens", disse. "Vocês possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio beneficio", O Papa Franscisco declarou. "Também para vocês e para todas as pessoas eu repito: nunca desanimem, não percam a confiança", insistiu. "A realidade pode mudar, o homem pode mudar, continuem saindo as ruas para mudar o Brasil."

    ResponderExcluir
  10. Frei Beto disse ontem durante a via crucis do Papa rancisco:

    Militante da Teologia da Libertação, ex-coordenador de mobilização social do programa Fome Zero e ex-assessor especial da Presidência no primeiro mandato de Lula, Frei Betto alfinetou o PT e disse que o papa reconheceu "o protagonismo da sociedade"."Esse governo do PT é resultado dos movimentos sociais, e só agora se deu conta [disso], com as manifestações de rua. Agora o governo do PT está desesperado para tentar superar o divórcio".Ele disse ainda que o papa Francisco "colocou o dedo na ferida" ao atacar a corrupção.

    Frei Beto(incentivador das lutas pela renovação da chapa 2 no abc)

    ResponderExcluir
  11. Eleições dos motoristas de São paulo será conduzida por uma Força tarefa:

    Membros do Ministério Público do Trabalho,Policia Federal,Justiça do trabalho e Policia Militar acompanharão as eleições do Sindicato dos Motoristas de SP,
    Em audiência de conciliação hoje (24/07) na 41ª Vara do Trabalho de São Paulo, os representantes da Chapa 1 e Chapa 2, aceitaram adiar a eleição para os dias 29 e 30 de agosto de 2013.Para se evitar confrontos desnecessários e a desconfiança,todos os trabalhadores (as) democraticamente votarão em Urna Eletrônica, e todo o processo eleitoral será fiscalizado pelo Ministério Público.É isso que defenderemos para nosso Sindicato dos Químicos do ABC em 2014,urnas eletrônicas e resultado dado pela Justiça do Trabalho.

    Espere por nós categoria em 2014,será tudo nosso!

    ResponderExcluir