domingo, 28 de julho de 2013

CHAPA 2,CARTÃO VERMELHO CONTRA A DITADURA!

Nós,do Movimento Renovação Coragem e Luta,escolhemos esse nome juntamente com todos os trabalhadores e trabalhadoras,por percebermos tal crise de representatividade há alguns anos no Sindicato dos Químicos do ABC.Escolhemos essas três palavras nobres porque muito antes das manifestações que tomaram o país, nos convencemos de que nosso sindicato precisa renovar sua estrutura,seus quadros e sua prática diária imediatamente.

É preciso escutar os antigos e principalmente os novos trabalhadores e trabalhadoras,que ingressaram recentemente no mercado de trabalho,pois muitos deles estão conectados nas redes sociais,tais como facebbok,emails e blogs,pois estes novos trabalhadores e trabalhadoras certamente,estiveram presentes nas ruas,durante a "Copa das manifestações",que tomou nosso país em junho,carregando cartazes,megafones,microfones,câmeras,celulares  e cantando bem alto "Vem,vem,vem pra rua,vem!".

O Movimento Renovação,Coragem e Luta,ajudou a organizar e acompanhou toda a onda de protestos,chamada carinhosamente pelos estudantes e trabalhadores de "Copa das Manifestações",um verdadeiro tsunami que varreu o país e que, “de repente”, colocou em xeque as formas de representação cristalizadas na sociedade brasileira sejam eles partidos, sindicatos, parlamentos,governos e etc.Nas ruas das grandes cidades,centenas de milhares de jovens cidadãos,coisa nunca vista antes na história deste país,algo em torno de milhões de corações e mentes,mesmo sem unidade de propostas,sem liderança definida,naquilo que defendiam exatamente,mas seriamente convictos e coerentes sobre o que não querem mais,e tenham a certeza que está prática sindical e política são algumas delas.

Esses jovens estudantes e trabalhadores,e todas as outras pessoas que se juntaram a eles,não querem mais corrupção na política nacional,não aceitam mais mensalões e impunidades,não concordam com sindicalistas encastelados,não querem mais suas prioridades como saúde, educação, habitação, emprego e transporte públicos ignoradas pelos governantes.Enfim, não querem mais essa democracia indireta que lhes é concedida, essa participação difusa que só acontece nas eleições, periodicamente,onde políticos aparecem nas ruas e portas das fábricas dando tapinhas nas costas da peãozada e nunca mais retornam e o que é pior quando ligam para os gabinetes dos eleitos,pedem para a secretária dizer" Ele não está,pode deixar o recado,que entraremos em contato!". 

Foi nesse sentido que nós do  Movimento Renovação,Coragem e Luta,decidimos focar nossas propostas nas três palavras mágicas,lá atrás em 2011,já sabíamos que este caminho trilhado pela atual direção nos levaria para a inércia e a desmobilização da categoria,pois nunca acreditaram no resgate da identidade entre o sindicato e sua categoria sofrida,calejada,e que mudou para pior nos últimos anos,nós da oposição lutamos em nome de um sindicato verdadeiramente de luta,buscamos iniciativas de interesse geral dos trabalhadores químicos do ABC,queremos a realização de congressos representativos,com milhares de trabalhadores e trabalhadoras eleitas a luz do dia,queremos prestação de contas nas portas de fábricas,queremos eleições limpas,queremos a democratização do nosso estatuto,para possibilitar a participação direta dos mais de 42 mil trabalhadores e trabalhadoras químicas na próxima gestão sindical.

Repudiamos a atitude antidemocrática e ditatorial da atual direção que ao invés de lutar para garantir direitos aos homens e mulheres que ainda carregam marmitas em nossa categoria,respiram solventes,recebem salários de fome,vão de bicicleta ao trabalho para economizar migalhas e milhares de terceirizados que não recebem participação nos lucros em pleno ano de 2013,do alto de sua arrogância preferiu utilizar nossa aguerrida e tão sofrida categoria como massa de manobra durante o 11º Congresso dos químicos do ABC,para engessar nosso estatuto e avalizar as perseguições,agressões e as dezenas de demissões dos trabalhadores e trabalhadoras que lutam por renovação,coragem e luta no Grande ABC.

A vocês "donos do poder sindical" fiquem sabendo que esta luta,por renovação,coragem e luta se espalhou pela região,pelo país e pelo mundo,hoje são milhares de trabalhadores e trabalhadoras se levantando contra a pelegagem sindical,graças ao apoio e os comentários de incentivo dos 26 mil acessos em nosso blog,hoje somos cumprimentados nas ruas,nos shoppings,hoje somos referências nas lutas sindicais,hoje somos reconhecidos pela coragem e aplaudidos de pé nas portas das fábricas do Grande ABC.

E isso nos enche de orgulho e esperança,mesmo sendo covardemente retirados do processo eleitoral em 2011,mesmo sendo xingados de criminosos em nosso jornal,mesmo sendo processados por esta justiça de direita,mesmo tendo mais de 18 pais e mães de família desempregados por conta desta luta,mesmo não tendo dinheiro para por créditos no celular,ao lado da verdade e de Deus,alcançamos o imaginável,hoje temos não só crédito com a categoria,mas o respeito da classe trabalhadora,que constrói a riqueza no chão de fábrica,hoje podemos bater no peito e gritar bem alto..."Nossas lutas não foram em vão!".

"Os poderosos do sindicato podem bater,perseguir,demitir e expulsar uma, duas ou três guerreiras e guerreiros da oposição.Mas  jamais conseguirão deter a primavera da renovação,coragem e da luta no Grande ABC...

Fonte:Trabalhadores(as) da Base

8 comentários:

  1. presenciamos uma vergonhosa armadilha,um sindicalista junto com os gerentes do rh,tramando a demissão do companheiro da Basf,até lista de presença eles obrigaram os peões assinarem la na suvinil,fiquem ligados!

    ResponderExcluir
  2. Esses caras estão tentando montar uma casinha para sujar a imagem dos membros da chapa 2,tomem cuidado e fé em deus,ahhh eles mudaram todo o estatuto,agora e 4anos.

    ResponderExcluir
  3. Lula manda Dilma e o PT repetirem diariamente nos jornais e redes sociais que as pessoas foram às ruas em junho não por causa dos erros do governo, mas dos acertos de seu governo popular. Quanto mais as pessoas têm, mais querem.Esta juventude está reclamando de barriga cheia,dizem os petistas cegos e com carguinho no governo. Uma vez que jamais admitem seus erros, a única explicação para a revolta popular a chamada Copa das manifestações de Junho é a sucessão de seus acertos...Erros põe a culpa na oposição(que não existe) e ponto final.

    Obs.Estou vendo através da vidência que todos serão expulsos dos quadros de sócios nos próximos dias,talvez escrevam um livro para contar essa covardia em pleno grande ABC,tchau!

    Intelectual químico do ABC

    ResponderExcluir
  4. Uma mosca aba de pousar em nossa fábrica e disse bem baixinho:

    O companheiro Vital vai ser expulso do quadro de sócio,pela ditadura sindical que está no poder desde 1982,é uma pena,quanta covardia no grande abc.

    segue os pontos do seminário da direção:
    1. Apoio ao Governo Dilma/Lula e a sua política industrial
    2. Apoio às bandeiras de luta da CUT e dos Movimentos Sociais
    3. Avançar o desenvolvimento regional sustentável
    4. Mais saúde e melhor qualidade de vida com proteção ambiental
    5. Fortalecer o Sindicato e a Formação Sindical (leia-se espulsão do Vital)

    ResponderExcluir
  5. “Quando a CUT e o PT foram fundadas, diziam que era muito radical, mas era necessário ser radical para ser firmar. Porque as pessoas não convidavam a gente para a festa deles, precisávamos falar grosso para as pessoas deixarem subirmos um degrau. A CUT não pode perder radicalidade e isso não significa ser sempre do contra, mas, que no final do ano tenha cesta de acúmulo da classe trabalhadora. A “peãozada” espera muito mais de vocês, seja numa escola, num banco, numa repartição pública, que conquistem para eles o que precisam e o que querem, não apenas fiquem apenas no discurso”,queremos ação e renovação.

    Lula no aniversário de 30 anos da CUT

    ResponderExcluir
  6. Acabamos de ler no grupo do PT no ABC,que o Vital vai ser expulso dos quadros do PT,pois esta luta em defesa dos 19 demitidos,pela renovação da direção do sindicato dos quimicos do ABC e por falar a verdade aos trabalhadores.

    Todos juntos na defesa do companheiro,vamos mobilizar todo mundo!

    ResponderExcluir
  7. Síntese do livro A revolução dos Bichos:

    Num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais.Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana.Isso é o que acontece em nossos sindicatos!

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos,segue o resumo do Livro A Revolução dos Bichos de 1975:

    A revolução acontece na Granja do Solar, que mais tarde virá a se tornar Granja dos Bichos. Major, um porco de doze anos, sonhara como todos os bichos poderiam sair da escravatura imposta pelos humanos, seus donos, para serem livres. Diz ele que tem que se fazer uma revolução e ser posta em prática o Animismo, uma analogia ao Comunismo.

    Onde todos os bichos irão trabalhar para si próprios e que não precisariam serem escravos nunca mais dos seres humanos. Major morre, Bola-de-Neve e Napoleão, dois porcos que ficaram por cuidar das idéias do Major, põem em prática a idéia do Animismo.
    Certo dia, os donos da Granja ficaram sem alimentar os animais e estes se revoltaram e tentaram invadir o depósito onde os alimentos se encontravam. Mas Jones e seus ajudantes viram a invasão dos animais e saíram a chicoteá-los. Os animais foram à luta e quando eles menos esperavam conseguiram colocar os donos, Jones e sua mulher, para fora da Granja do Solar.

    Começa então uma nova vida para os bichos. Todos irão para o campo trabalhar, o trabalho será dividido igualmente, e o fruto deste trabalho também. Os porcos, os únicos que sabiam ler e eram tidos como os animais inteligentes da Granja, ficaram responsáveis pela organização da nova comunidade. Tudo vai correndo bem. A Granja do Solar tivera seu nome mudado para Granja dos Bichos e fora até fabricada uma bandeira verde com um chifre e uma ferradura no centro da bandeira, tendo este símbolo como símbolo do Animalismo. Vejam que até na bandeira Geroge Ornwell faz alusão ao Comunismo.

    Intrigas virão entre Bola-de-Neve e Napoleão, este por sua vez irá expulsar Bola-de-Neve da Granja por não aceitar as idéias de Napoleão. Aos poucos a escravidão vai ressurgindo. Só que agora os animais não trabalham mais para os humanos e sim para os porcos. Antes os animais que tinha aversão aos seres humanos vão transformando-se iguais a eles. Vai surgindo uma desigualdade social na Granja, onde os cachorros e porcos serão, digamos, um nova burguesia e os demais bichos seus escravos.

    Os mandamentos que foram criados pelos porcos, os sete, aos poucos vão sendo modificados por ordens de Napoleão. Vai sendo feita também uma certa lavagem cerebral nos bichos. Tendo-se em vista que estes animais não possuem memórias muito boas como as dos porcos, estes inventam inúmeras histórias. Por exemplo, que fora herói da luta pela revolução fora Bola-de-Neve, mas aos poucos, os porcos fazem com que Bola-de-Neve seja visto como traidor dos animais.

    O livro é de uma extrema crítica, que fique claro, não às idéias do Comunismo, mas ao totalitarismo que fora posto em prática por Stálin. Tanto é tamanha crítica a URSS, que temos Major como Lênin, Bola-de-Neve como Trotsky e Napoleão como Stálin. Quem conhece um pouco sobre a revolução ocorrida na URSS irá ficar de queixo caído de como Geroge Ornwell faz com que uma revolução feita pelos homens seja igualmente possível ser feita por seus bichos.

    O final do livro é uma coisa esplendorosa, que nos mostra que podemos até tentar mudar o modo de sociedade, mas o ser humano não muda, tanto é que os porcos que viviam em luta com os homens, seus eternos inimigos, tornam-se iguais na sua podridão humana.

    Intelectual da categoria química do abc

    ResponderExcluir