quinta-feira, 7 de março de 2013

CHAPA 2,HOMENAGEM AS MULHERES GUERREIRAS!



Guerreiras de saia...

Mulher brasileira, palestina
Francesa, argentina
Muçulmana, evangélica
Católica, eclética
Preta ou branca
Rap ou samba
Não importa...
Você que é mãe valente
E ás vezes faz o papel do pai ausente
Carrega nove meses vida no ventre
É o milagre da criação do onipotente.
Sobrevive ao preconceito, 
Menosprezo...
De um mundo machista de mais
Luta por direitos iguais.
Diariamente prova
Que é bem mais que sexo na cama
Bate de frente por quem ama.
Você não está na Play Boy
Nem servindo de objeto pros boys
Orgulho feminino
Exemplo pros filhos
Revolucionária!
Que nem Anastácia,
Rosa Luxemburgo
Morreu mas deixou
Seu exemplo pro mundo.

Guerreiro Alberto Ativista...
Poema enviado pela companheira Silvia Ribeiro,valeu pela homenagem!

3 comentários:

  1. Olá companheiras(os), ontem na primeira reunião de Cipa do mandato na Colgate, fiz questão de recitar na abertura este poema sobre a mulher, não conhecia este poeta e escritor Alberto mas de cara me simpatizei com este poema tão atual e marcante!Este mes será repleto de atividades no Brasil e no mundo para reflexão,todo dia é dia da Mulher, porém no dia 08 de março de 1857 em Nova York, EUA, numa fábrica de tecidos as operárias fizeram um grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar por melhores condições de trabalho, como redução da jornada para 10 horas, pois trabalhavam 16 horas, equiparação de salários com os homens, pois recebiam até um terço, sendo que executavam o mesmo serviço, a manifestação foi reprimida com total violência, porque elas foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, morrendo carbonizadas 130 tecelãs aproximadamente, num ato totalmente desumano. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem a estas mulheres que morreram na fábrica, e somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Naçoes Unidas). Vocês estão vendo companheiras parece que tudo é mais demorado quando se trata de direitos da Mulher, mas como somos perseverantes aos poucos vamos conquistando mais espaço e respeito na sociedade, afinal todo o ser humano merece dignidade ! E que não somos propriedade de ninguém, chega de violência contra a mulher, quer espancar espanca a parede! Abraço a todas(os)! PARABÉNS AS MULHERES!!!

    ResponderExcluir
  2. Companheira Silvia,
    neste dia não poderia também deixar de lembrar de minha mãe dona Cícera, da minha esposa Rosemary e da minha sogra dona Nilce.
    Poderia eu ficar aqui falando muitas outras mulheres. Mas escolhi todas vocês por sempre me espelhar em todas e também agradecer, pois todos os dias e momentos me ensinaram.
    Não poderia tambem pedir desculpas se em algum momento errei quando deveria ter acertado, mas acima de tudo sou também um ser humano dotado de erros.
    Nestas singelas palavras procurarei dizer em uma palavra o que aprendi com cada uma:
    Com minha mãe, aprendi a vida com a vida que ele me deu.
    Com minha esposa, aprendi o amor com o amor que ela sempre me da.
    Com minha sogra aprendi, paciência com a paciência que ela sempre teve.
    Com você apredi a ser solidário, sério, ético e humilde. Dar valor a tudo por mais pequeno que seja a coisa. Não ser arrogante ser uma liderança sem esquecer os liderado. Presente na ausência. Ter um ideal e idealismo. Acima de tudo não estar acima de todos, tambem não estar abaixo, mas estar junto lado a lado na luta.
    PARABENS COMPANHEIRA PELO DIA DAS GUERREIRAS INESQUECIVEL

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos, o poema é de minha autoria. Fico grato pela postagem. Visitem meu blog: alberto-ativista.blogspot.com
    Whatsapp: 88 9 96063220

    ResponderExcluir