terça-feira, 5 de março de 2013

CHAPA 2,NÃO TEMOS DINHEIRO,SÓ TEMOS CORAGEM!


Utilização do 11º Congresso dos Químicos do ABC,como ferramenta de censura e perseguição a categoria,até quando?

O Coletivo de trabalhadores químicos do ABC,Renovação Coragem e Luta,esteve presente na disputa eleitoral nos dias 14,15 e 16 de Dezembro de 2011,desde sua impugnação pela comissão eleitoral em Novembro de 2011,antes disso tentou de todas as formas construir uma proposta de composição para manter a unidade e evitar a disputa,tudo por acreditarmos na proposta de unificar organizações combativas da classe trabalhadora que atuam no movimento popular e sindical.E como poucos sabem somos socialistas,petistas e cutistas históricos.E temos respeito pela rica história de mais de 74 anos do nosso Sindicato dos Químicos do ABC,que tanto nos orgulha.

Durante estes dois anos,tivemos dezenas de pais e mães de famílias demitidos,fizemos críticas importantes,apontamos soluções e juntos com a categoria química que bate cartão todos os dias,buscamos construir e participar dos poucos espaços que dispúnhamos e o Blog Renovação Coragem e Luta  foi o caminho encontrado.Estivemos com o Sindicato dos Químicos do ABC em suas principais lutas,nas passeatas pelas 40 horas,contra o fator previdenciário,paramos a Via Anchieta contra o imposto de renda nas PLRS,fomos a Praça da Sé contra a redução de direitos,fomos diversas vezes de ônibus a Brasília,participamos de reuniões intermináveis,debates e mais debates,com o intuito de fortalecer na prática a tão falada democracia,foi através de nossas lutas que sensibilizamos a atual direção a adquirir o Clube de Campo dos Químicos do ABC,disponibilizar televisores,ventiladores e melhorias em nossa colônia de férias,devolver o imposto sindical aos trabalhadores,contratar médicos do trabalho,melhorar o atendimento jurídico,prestar contas periodicamente,marcar presença nas portas das fábricas,democratizar o sindiquim para divulgar nossas lutas,anunciar uma mudança geral e a democratização do site da entidade e principalmente convocar o 11º Congresso dos Químicos do ABC.Por estas razões,mesmo não podendo participar de tal evento,por conta de burocracia imposta pela atual direção.Nós do Coletivo de trabalhadores químicos do ABC,Renovação Coragem e Luta,estivemos entre os maiores defensores da categoria química do ABC,mesmo que outros companheiros(as) tomassem outros caminhos.

Nos últimos períodos, tivemos diferenças de posições em relação especialmente aos rumos da atual direção do Sindicato dos Químicos do ABC (composta em sua maioria pela artsind) sobre a necessidade de medidas mais claras e ativas de integração do movimento sindical a pautas da atualidade.Debate legítimo,sem ofensas pessoais,sem denegrir imagens,participamos da Conferência 2020,apesar de termos posições diversas e discordantes,em que algumas vezes chegamos a acordos,fomos vencidos e outras não.

No entanto, no último final de semana, ocorreram atitudes que saíram do âmbito do debate legítimo e da lealdade política.Companheiros da atual direção,atuaram de forma autoritária e pessoal,utilizando da boa fé dos trabalhadores(as) que participavam do 11º Congresso dos Químicos do ABC,fizeram um abaixo assinado e conduziram uma votação,sem direito a defesa e sem ouvir o outro lado da moeda,pedindo a abertura de processo criminal contra os membros do Coletivo de trabalhadores químicos do ABC,Renovação Coragem e Luta,afetando, inclusive, as famílias e também a imagem das diversas comissões de fábrica que compõe o movimento de oposição.Organizaram tudo com o intuito de  convencer ou melhor envolver os trabalhadores para tirar o corpo fora e gritar em alto e bom som "foi deliberação dos trabalhadores do congresso".

Vale registrar que não se tratou de uma iniciativa isolada,a mesma direção,utilizou de todas as estruturas pagas com o dinheiro dos sócios e sócias durante o congresso,para legitimar processos e censuras,um verdadeiro golpe contra a liberdade de expressão que este pequeno veículo de comunicação alcançou,e que mesmo remando contra a maré,se tornou uma ferramenta de utilidade pública,atingindo a incrível marca de mais de 21 mil acessos,confirmando que o Blog Renovação Coragem e Luta e sua resistência em defesa da democracia sindical,foi adotada por milhares de pais,mães, jovens e idosos da categoria química do ABC,e isso incomoda muita gente.

Por estas razões,queremos registrar que não sairemos destilando veneno ou acusações infundadas,apenas defenderemos a liberdade de expressão,o direito a democracia sindical,levaremos aos tribunais e a todos os níveis da justiça do trabalho,todos os trabalhadores demitidos injustamente,todos os jornais da entidade que contenham ataques pessoais,boletins de ocorrências com ameaças e perseguições,revistas,faixas carregadas de ofensas pessoais,banners e gravações de carros de som nos chamando de criminosos.Já entramos em contato com as lideranças no Congresso Nacional e solicitamos um pronunciamento nos próximos dias.Se é dinheiro que querem tirar da peãozada, não terão pois não temos,nem para nosso digno sustento.A única certeza que temos é a vitória,pois apesar de mais um  golpe baixo dado pela atual direção nos trabalhadores,estamos recebendo inúmeras ligações de solidariedade,centenas de emails de apoio de toda categoria.Para surpresa da atual direção,imediatamente ao anúncio da abertura de processo contra a oposição,recebemos dezenas de ligações dos trabalhadores que participavam das atividades de encerramento do 11º Congresso dos Químicos do ABC.

Sabemos que este tipo de atitude,não produz nada de positivo na luta dos trabalhadores.Apesar desses fatos lamentáveis,continuaremos respeitando e valorizando a atuação conjunta com alguns dos companheiros(as) da atual direção,que não concordam com tal atitude.Nossos objetivos socialistas,petistas,cutistas e democráticos são os mesmos. Apenas não podemos tolerar práticas anti-sindicais e autoritárias,pois construímos um Sindicato dos Químicos do ABC,com muita luta,a muito custo e em condições bastante adversas durante estes 74 anos de existência.E o que é mais triste e mais trágico,somos lideranças que acabaram de ser eleitas por milhares de trabalhadores,presentes nas maiores e mais representativas comissões de fábrica do Grande ABC,enquanto muitos deles nem fábrica tem mais.

Na medida em que se utilizam de um espaço tão importante para a categoria química do ABC,e se transforma um congresso de uma entidade tão importante,em palanque para ataques pessoais e utilização descarada da máquina sindical para perseguir e sequestrar os parcos e poucos patrimônios que nossos trabalhadores possuem,infelizmente a atual direção sindical deixa de cumprir os seus propósitos.


Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.... Henfil


Grande ABCDMRR,05 de Março de 2013.

Renovação,Coragem e Luta do ABC

7 comentários:

  1. "Por Cristo, o maior socialista da história, por todos os feridos, por todo o amor, por todas as esperanças que serão realizadas por essa maravilhosa Constituição, mesmo que custe minha vida. Pátria, socialismo ou morte!"

    Hugo Chaves (Até a vitória companheiros da Chapa 2)

    ResponderExcluir
  2. Trabalhadora química5 de março de 2013 às 18:57

    Como é que o companheiro Hugo Chavez ousa morrer? Que Deus o tenha , ele fez a parte dele na Venezuela, vamos fazer a nossa parte aqui no Brasil ! Outro assunto é que estou olhando agora para o meu holerit no qual a mensalidade sindical é de R$ 27,22 sendo sócia a mais de 10 anos. Cada ano é uma desculpa para limitar as pessoas de ir ao Congresso, a desse ano foi que o critério seria ir em três assembléias do Sindicato no período da campanha salarial, porém mais uma vez pessoas que foram a uma ou a nenhuma assembléia foram convidadas e até com certa insistência a ir, que democracia maravilhosa, não é????? Eu não fui, não porque eu não queria, porque não me chamaram mesmo e olha que eu estava de folga ! E com o meu dinheiro, o nosso dinheiro fizeram o 11º Congresso dos Químicos ABC excluindo muitos trabalhadores, fiquei sabendo que estava meio esvaziado em torno de 150 e usaram as pessoas para votarem a favor da abertura de um processo contra o companheiro Vital por ele falar a verdade e sem direito de se defender, que coisa feia e baixa do meu querido sindicato!?! E ainda dizem que o Vital se vendeu, vamos abrir o olho porque o sindicato quer dividir a turma da oposição !!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eles são burros mesmos,quanto mais nos excluem e perseguem mais ficamos com vontade de acabar com essa ditadura!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.... Henfil"

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Caro vital, verdade que na atual direção não tem democracia nem companheirismo, a pouco soube que uma companheira perdeu a base e foi retirada da direcao enquanto o Paulo lage, Raimundo,tonhao e um tal de paulo de diadema estão sem base e olha onde estão?!!!!!a regional de são bernardo está rasgando o estatuto pois está a mais de 30 dias sem substituir o secretário Antônio Odesio que saiu em fevereiro o estatuto diz claramente que tem que ser feita a substituição em trinta dias. Olha como estão preocupados com os trabalhadores!!

    ResponderExcluir
  7. Este Vital é um fanfarrão mesmo desde 1997 participo de greves na Basf protesto Assembléia e nunca vi este cara nem mais gordo ou mais magro de repente quer aparecer como salvador da pátria sem nunca ter levado nem uma chicotada da policia fazendo alguma luta, vai te catar enganar outro, quem não te conhece que te compre

    ResponderExcluir